Internacional Titulo
Paquistão suspende buscas por sobreviventes de terremoto
Por Do Diário OnLine
Com AFP
14/10/2005 | 09:35
Compartilhar notícia


O exército paquistanês anunciou nesta sexta-feira que a fase de busca de eventuais sobreviventes ao devastador terremoto de sábado terminou. Agora, as escavadeiras entrarão em ação para retirar os escombros das construções destruídas pelo tremor, que deixou cerca de 25 mil mortos, de acordo com novos balanços das autoridades.

"Passamos da busca e salvamento para a busca e recuperação de corpos", informou o comandante Farooq Nasir, porta-voz do exército em Muzaffarabad, capital da parte paquistanesa da Caxemira, região mais afetada pelo terremoto.

Em uma reunião noturna, representantes do exército e organizações de serviços de emergência decidiram abandonar os esforços de resgate, já que as equipes técnicas indicaram que as possibilidades de sobrevivência eram inferiores a 2%.

"Equipes das Forças Armadas limparão e desinfetarão os escombros", declarou Nasir, acrescentando que equipamentos pesados estão chegando à região.

O terremoto de 7,6 graus na escala Richter arrasou no sábado vastas zonas do norte do Paquistão e da Caxemira, com um saldo de 25 mil mortes, mais de 63 mil feridos e quase 2,5 milhões de desabrigados.

Na madrugada desta sexta-feira foi registrada uma nova réplica do terremoto de 8 de outubro. O tremor de 5,3 graus na escala Richter teve como epicentro uma área 200 km ao leste de Peshawar. Não há informação de novas vítimas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;