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Engenheiro tenta trocar chip há mais de um mês
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
11/10/2005 | 08:18
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Cansado de aguardar uma solução para o problema apresentado em um chip de computador de mão adquirido na Americanas.com, o engenheiro eletrônico Antonino Monteiro de Britto Filho, 35 anos, já pensa em cancelar a compra do produto.

De acordo com o morador do bairro Barcelona, em São Caetano, o Palm foi adquirido via internet no dia 31 de agosto. A entrega ocorreu em 2 de setembro. “Usei apenas dois dias. Gravei poucas informações, porque o cartão apresentou defeito e simplesmente não gravou mais nada.”

O cliente da Americanas.com diz ter feito contato com o Departamento de Troca de Mercadorias da empresa e que no dia 14 de setembro o chip foi retirado em sua casa por um funcionário da Direct Express Logística Integrada, prestadora de serviços da Americanas.com. “Deram prazo de cinco dias úteis para constatar o defeito e devolver o produto. Passado quase um mês, não deram nem satisfação, embora tenham meus telefones e endereço para contato. Acho uma tremenda falta de respeito.”

O engenheiro eletrônico diz ter perdido a conta das vezes que ligou para o serviço de atendimento ao cliente. “Além de ficar um bom tempo na linha aguardando, os atendentes são evasivos. Uma das vezes fiquei quase meia hora esperando e a pessoa disse que não constava no sistema da Americanas a devolução do chip. Fico indignado porque parece que não estão preocupados em resolver o problema.”

Segundo o engenheiro eletrônico, o Palm custou R$ 799 no cartão de crédito. “Comprei em 12 vezes. Já paguei a primeira parcela. A segunda vence no dia 8 de novembro. Se até o final deste mês não tomarem nenhuma providência, pedirei à operadora do cartão que cancele a fatura e vou devolver o equipamento.”

A Americanas.com informou que a demora na devolução da peça ocorreu porque a mercadoria a ser restituída demorou mais do que o previsto para dar entrada no Centro de Distribuição. De acordo com a empresa, o engenheiro receberá o chip até sexta-feira.

Segundo a diretora técnica do Procon-SP, Márcia Christina Oliveira, passados 30 dias da compra o consumidor tem direito à substituição do produto por outro semelhante ou a devolução da quantia paga, corrigida monetariamente. “Antes de comprar pela internet é preciso ter muita certeza. A desistência ou troca costumam dar muita dor de cabeça”, avalia.

Cuidados

Precauções que devem ser observadas para fechamento de compras pela internet

- Comprar somente em lojas conhecidas.

- Checar se a loja virtual está legalmente estabelecida. A empresa tem de fornecer em sua página CNPJ, endereço e telefone. Desconfie de sites que não trazem tais informações.

- Caso haja dúvida em relação à empresa, consultar a Junta Comercial do Estado de São Paulo, pelo telefone 3826-7599.

- O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor diz que o cliente tem até 7 dias após o pedido ou recebimento para desistir da compra toda ou do produto.

- Certificar-se de que o fabricante da mercadoria escolhida oferece rede de assistência técnica para assegurar a garantia do produto.

- Após 30 dias da compra, o consumidor tem direito à substituição do produto por outro ou a devolução da quantia paga, atualizada monetariamente.

- Guardar o comprovante de compra ou a nota fiscal.

- O consumidor que se sentir lesado pode recorrer a um Juizado Especial Cível.




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