Memória Titulo
Atenção escola, visite o memorial do padre Fiorente...

O Memorial Padre Fiorente Elena é realidade desde a semana passada

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/10/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


O Memorial Padre Fiorente Elena é realidade desde a semana passada. Ocupa espaço de destaque na igreja que ele construiu, a Matriz de São João Batista, sede da Paróquia de Rudge Ramos, em São Bernardo. Uma beleza! Tudo sobre o padre Fiorente que se obteve está aqui. Mas há muito mais, inclusive sobre a história e evolução do bairro.

Os antigos falam do sacerdote com alegria, saudades e o orgulho de ter convivido com ele. Suas histórias, sua palavra direta - sem rodeio - seu jeito de conseguir prendas e auxílio para as obras da igreja, inclusive, e principalmente, as obras sociais.

Na missa concelebrada há uma semana - que marcou os 19 anos da morte do padre Fiorente - esteve presente o padre Romano Bevilacqua. Às vésperas de completar 90 anos de idade, padre Romano prestou um verdadeiro testemunho de saudade e boas lembranças ao amigo. "Na nossa juventude costumávamos apostar corrida de moto do Rudge ao Centro; ele com uma motocicleta de 500 cilindradas; eu com uma moto de 250. Nas retas ele ganhava, nas curvas quem ganhava era eu", contou padre Romano.

A missa foi presidida pelo padre Roberto Alves Marangon, administrador paroquial de Rudge Ramos, e abrilhantada pelo Coral São João Batista, do qual faz parte Élcio Cândido, o Macalé - aliás, em grande forma. Um belo coral, que ao final da celebração, em homenagem ao padre Fiorente, interpretou Va Pensiero de Guiseppe Verdi.
Há muito mais a se falar da missa e do Memorial Padre Fiorente, desde já pauta permanente aqui em Memória, e para a qual contamos com o auxilio de sempre do Alex Maganha, um dos idealizadores do memorial. Que a escola do Rudge e de todo o Grande ABC habitue-se a visitar esse novo centro de memória.

EM 27 DE OUTUBRO DE...

1965 - Governo militar baixa o AI-2, que extingue os partidos políticos (em número de 13), torna indireta a eleição para presidente e reabre as cassações.

1935 - Desenhista Mauricio de Sousa nasce em Santa Isabel (Grande São Paulo) - o pai da Turma da Mônica.

1910 - Presidente Nilo Peçanha baixa o decreto nº 8.323 que regulamenta as primeiras normas para o transporte de passageiros e de carga no País.

Trabalhadores
Nasce em 27 de outubro:
1900 - Ângelo Garbin, natural de Itatiba (SP). Sócio nº 73 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente da Rhodia. Residia à Rua dos Aliados, 432.

Crônica de Diadema
Texto: João Gava
Lembro do ano 1925. Não se falava em bairros, falava-se em morros. No atual Diadema, Piraporinha era chamado de morro, o morro de Piraporinha. Na vizinha São Bernardo também. Alguns casos: morro do Cemitério, morro do Simão, morro do Pires, morro do Mandi, morro do Rio Grande (agora demolido), morro do Quiteria, morro Pelado, morro das Colônias (Montanhão), morro de Santo André.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 26 de outubro de 1980

Funcionalismo - Grande ABC aplaude projeto de lei da Previdência Social (ministro Jair Soares). A matéria estende aos funcionários públicos estaduais e municipais a contagem recíproca de tempo de serviço para efeito de aposentadoria; pioneirismo em São Bernardo; Santo André tem 3.005 celetistas; Diadema não mantém previdência.

Poesia - Jornalista Paulo Klein lança Coeur Rasgado, só com poemas de amor. Klein foi editor de Variedades do Diário, semente do atual caderno Cultura & Lazer.

Crônica 1 (Guido Fidelis): "Nos bons tempos das eleições os amigos conversam sobre assuntos sérios no banheiro".

Crônica 2 (Gióia Júnior, no espaço Encontro) - "Basta de violência"!

Ciência & tecnologia (Diógenes Silva) - A moderna ferrovia.

Reportagem social (Chiquinho Palmério, com fotos de Celso Lima) - Mauá, noite de debut no Independente.

Publicidade - "Campanha de valorização do velho; vá numa concessionária Fiat e veja como o seu carro usado é respeitado no toma lá da cá".

SANTOS DO DIA

Cristela (ou Cristeta), Florêncio (ou Frumêncio, bispo), Odrano, Sabila (ou Sabina) e Vicente de Ávila.

Na estampa, São Frumêncio. Viveu no século 4. Foi o primeiro bispo da Etiópia. Etíopes o chamavam de "Abba Salama", "Pai da Paz".

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

Falecimento

MARTA DE ASSIS LEONEL
(Xique-Xique, BA, 14-3-1923 - Santo André 7-10-2010)

Na história do funcionalismo público de Santo André, a presença de dona Martinha. Ela começou a trabalhar de servente na Câmara Municipal quando o Legislativo ainda estava na Rua Coronel Oliveira Lima. Continuou na Casa quando da mudança para as instalações atuais, em 1968, no Centro Cívico, agora já como copeira. E nesta função se aposentou, com 30 anos de casa.

Uma vida de muito trabalho. Nos primeiros tempos, chegou a ter três empregos: além da Câmara, onde atuava em regime de meio expediente, trabalhava também numa fábrica de cobertores do bairro Casa Branca, a Têxtil Colber, e numa pensão da Rua Senador Flaquer. Era preciso trabalhar bastante para cuidar dos três primeiros filhos, Valmir, Valdir e Marlinda, já que ficou viúva ainda bastante jovem.

Dona Martinha casou-se em Pirapora (MG), com Arlindo Francisco Bispo. Quando o marido faleceu, veio para Santo André, a convite de um cunhado que aqui já residia. Mais tarde casou-se em segundas núpcias com Orlando Leonel, hoje com 76 anos, com quem teve o filho Valdinir.

"Ela era uma mulher alegre e sempre foi trabalhadora. Um anjo. Lutou muito. Uma vida muito sofrida. Sobreviveu graças ao seu esforço. E sempre foi muito honesta", conta a filha Marlinda. E foi com muito esforço que conseguiu comprar um apartamento no Jardim Alvorada, já como aposentada.

Dona Martinha partiu aos 87 anos. Teve sete netos e nove bisnetos. E está sepultada no Cemitério do Curuçá.

SANTO ANDRÉ
Elice Francisco da Silva, 51. Natural de Sandovalina (SP). Dia 25. Cemitério do Curuçá.

SÃO BERNARDO
Claudemir Carlos Villamaior, 76. Natural de Guaratinguetá (SP). Dia 25. Cemitério de Vila Euclides.
José Bueno, 74. Natural de São Paulo (SP). Dia 25. Cemitério dos Casa.
Antonio Carlos Bernardes, 66. Natural de Limeira (SP). Dia 25. Cemitério Jardim da Colina.
Eduardo Barbosa Paralta, 30. Natural de Santos. Dia 25. Cemitério de Santos.
Lomarcos Ferreira Alves, 19. Natural de São Gabriel (BA). Dia 25. Cemitério São Gabriel.

SÃO CAETANO
Bruna Giovanna Nogueira, 17. Natural de Santo André. Dia 25. Cemitério de Vila Paula.

DIADEMA
Jorge Feitosa Santos, 55. Natural de São Paulo (SP). Dia 25. Cemitério Municipal de Diadema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;