Memória Titulo
Os alemães se reúnem na Sociedade São Miguel

A colônia católica alemã de Santo André, em especial, e do Grande ABC construiu um belo edifício na Vila Bastos

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A colônia católica alemã de Santo André, em especial, e do Grande ABC construiu um belo edifício na Vila Bastos, que há pelo menos 40 anos é a sede oficial da Sociedade São Miguel. Mensalmente é ali celebrada uma missa em alemão, da qual participam alemães que vieram ao Brasil atraídos pela industrialização do País ocorrida após a 2ª Guerra Mundial.

As instalações da Sociedade São Miguel são tão espaçosas que servem às reuniões do Clero do Grande ABC. E foi em uma dessas reuniões que conhecemos Nicolau, zelador da sociedade. Graças a ele descobrimos uma nova e linda faceta da história da cidade.

Domingo passado foi celebrada na Sociedade São Miguel a missa em louvor ao arcanjo Miguel, cuja data transcorre em 29 de setembro. Foi celebrante o padre Ademir Santos de Oliveira, pároco de Piraporinha, em Diadema.

Fotografamos a celebração. Conversamos com a presidente Irene Jircik Pereira. Ela é mulher do empresário Cláudio Rubens Pereira, fundador da Anapemei (Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas). Conversamos com outros protagonistas de uma história que tem tudo a ver com Santo André e o Grande ABC.

O ORGANISTA
Otto Petzold nasceu no Sudeste da Alemanha, um povoado chamado Ober Leschen, que hoje integra o território da Polônia. Otto, aos 81 anos, é o organista da Sociedade São Miguel. A Mercedes-Benz o trouxe ao Brasil, em 1956, e por mais de 30 anos ele trabalhou na indústria, chegando à chefia da Fabricação.

HISTÓRIA
A Sociedade São Miguel data de 1954. Em maio daquele ano foi celebrada a primeira missa em alemão, no Colégio Padre Luiz Capra, hoje Coração de Jesus, em Santo André. Desde então, as missas nunca deixaram de ser celebradas, chegando-se à ideia da construção de um espaço próprio que servisse tanto para as celebrações religiosas como para os encontros de lazer e artísticos da comunidade alemã.

Um DVD documenta parte dessas celebrações, com destaque para a Festa de São Nicolau, no primeiro domingo de dezembro.

BOLICHE
A Karmann-Ghia, de São Bernardo, não possuía restaurante e seus executivos faziam as refeições no Restaurante Binder. Mas já estavam cansados de ir sempre ao mesmo lugar. Como jogavam boliche na Sociedade São Miguel, foram os primeiros a estimular a entidade a servir refeições. E uma nova atividade ajudou a aglutinar aqueles executivos em torno da Sociedade São Miguel.

A cancha de boliche é preservada, a exemplo do teatro, com camarotes e um espaçoso palco. Ali a Orquestra Sinfônica de Santo André, na fase do maestro Tibor Reisner, fez sua primeira apresentação. O palco abrigou também a academia de balé do músico andreense Ruslan Gawriljuk. Peças de teatro, bailes, danças folclóricas e até a apresentação de uma banda típica alemã de Pomerode (SC) ocupou este palco.

A biblioteca é rica, com obras religiosas, técnicas, de literatura, tudo em alemão. Móveis e utensílios domésticos, cedidos pela comunidade, formam o que se pode chamar de a parte museológica da sociedade. Um livro aberto em 1954 - Bonifatius gemeinde Von de Santo André traz os nomes das famílias pioneiras que iniciaram essa história.

AMANHÃ
Mais histórias da Sociedade São Miguel. Uma placa indica a data do lançamento da pedra fundamental do prédio: dom Jorge esteve presente. E em 1969 a Sociedade foi campeã do Grande ABC com sua quadrilha junina, genuinamente brasileira.

Vila Luzita
Começa hoje, às 18h, o tríduo em louvor a Nossa Senhora do Rosário. Amanhã e terça-feira serão celebradas missas às 19h. Na quarta-feira, dia da padroeira, haverá procissão às 18h, seguida de missa a ser presidida por dom Nelson Westrupp. Padre Miguel Lemarchand é o pároco. Endereço: Rua Alcides Maia, 12, Vila Luzita, em Santo André.

NEWS SELLER
Domingo, 4 de outubro de 1959 - nº 74

Manchete - Às urnas Santo André e São Bernardo

Osvaldo Gimenez e Lauro Gomes eram eleitos prefeitos de Santo André e São Bernardo, respectivamente. E Diadema realizava suas primeiras eleições, com a vitória de Evandro Caiaffa Esquivel.

O Centro de Memória de Diadema conseguiu reunir fotos desta eleição histórica, com retratos dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos. Uma exposição alusiva está sendo organizada.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 4 de outubro de 1979

Manchete - Inflação bate recorde em setembro

Destaque local - Fogo destrói pavilhão da Pirelli. Não houve feridos, mas o incêndio durou mais de 11 horas.

Sindicalismo - Metalúrgicos debaterão reformas salariais; químicos começam campanha; padeiros aguardam resposta.

EM 4 DE OUTUBRO DE...
1859 - Clóvis Beviláqua nasce em Viçosa (CE). Jurista, magistrado, jornalista, professor, historiador e crítico. É o autor do Código Civil Brasileiro.

1954 - Criada a Diretoria de Saúde e Assistência Social da Prefeitura de São Caetano.

HOJE
Dia das Aves, Dia da Ecologia e dos Animais, Dia Universal da Anistia e Dia Mundial do Barman ou Bartender.

SANTOS DO DIA
Amônio, Francisco de Assis (Assis, Itália 1182 - 1226) e Petrônio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;