Internacional Titulo
Chances de guerra aumentam, diz Rumsfeld
Por Do Diário OnLine
07/02/2003 | 09:08
Compartilhar notícia


O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, afirmou nesta sexta-feira que as chances de uma guerra contra o Iraque aumentaram. Ele chegou nesta sexta-feira à Europa, onde permanecerá por três dias para apresentar argumentos do governo norte-americano em defesa de uma ação militar em Bagdá.

Reiterando o que disse o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, Rumsfeld advertiu que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) perderia a credibilidade se desse mais tempo para o desarmamento do Iraque.

Segundo a agência Reuters, Rumsfeld disse que o cenário mundial dá sinais favoráveis sobre uma ação militar e que o “centro de gravidade” da Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan) está mudando de membros mais antigos como França e Alemanha – chamadas pelo secretário de “velha Europa” –, que se opõem à guerra, para os novos membros no Leste Europeu, que apóiam os EUA.

O secretário de Defesa se reuniu nesta sexta em Roma com o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, que já manifestou apoio aos EUA e enfrentou duros protestos de parlamentares. Porém, os três membros do Conselho de Segurança que possuem poder de veto, França, Rússia e China, não foram convencidos pelas provas apresentadas por Powell na quarta-feira e defendem mais tempo de inspeções.

A Alemanha, que atualmente ocupa a presidência rotativa do órgão, também é contrária a uma ação contra o Iraque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;