Diarinho Titulo
Já lavou as mãos hoje?
Por Do Diário do Grande ABC
10/10/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


"Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira, antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira. Lava uma mão, lava outra". A canção de Arnaldo Antunes fala sobre hábito de higiene fundamental. Manter as mãos limpas evita a transmissão de doenças como diarreia, hepatite e gripe. Essa parte do corpo está em contato direto com o ambiente, assim, a chance de contaminação com vírus e bactérias é maior.

O costume é tão importante que 15 de outubro tornou-se Dia Mundial de Lavar as Mãos. A data foi criada pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). O objetivo é conscientizar a população de que a prática evitaria a morte de milhões de pessoas. Segundo pesquisa, lavar as mãos salvaria a vida de um milhão de crianças por ano em todo o mundo.

Porém, não basta usar apenas água. É preciso passar sabão e esfregar bem. Especialistas explicam que nunca se pode esquecer de fazer a higiene depois de ir ao banheiro e antes de se alimentar e preparar comida.

Unhas - As unhas também têm de ser bem cuidadas. É preciso cortá-las com frequência, sem deixá-las curtas ou compridas demais. Um adulto deve realizar a tarefa. Também é necessário limpar a sujeira que forma embaixo delas todos os dias, pois podem estar contaminadas por micróbios que também causam doenças.

Consultoria do infectologista Hélio Vasconcellos Lopes, da Faculdade de Medicina do ABC

Saiba mais
Lavar as mãos apenas com água não é suficiente para mantê-las limpas e livres de vírus e micróbios. O sabão é o que elimina a gordura e a sujeira, além de deixá-las com cheiro agradável.

Dados da Unicef indicam que a lavagem correta das mãos é costume adotado por menos da metade da população mundial.

Antes de ajudar alguém, cuidar de machucado ou pegar bebês no colo e depois de assoar o nariz, espirrar, tossir, pegar lixo, tocar em animais, limpar as sujeiras dos bichinhos, andar de ônibus ou sair de um local com muita gente deve-se lavar as mãos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que a lavagem dure de 40 a 60 segundos. É importe lembrar que a torneira deve estar desligada, assim, evita-se desperdício de água.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;