Memória Titulo
A fotografia de Beltran Asêncio a caminho do ano 60

Beltran Asêncio volta ao quadro Grande ABC Memória do site do Diário, a partir de hoje, agora para mostrar algumas das suas fotos...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Beltran Asêncio volta ao quadro Grande ABC Memória do site do Diário, a partir de hoje, agora para mostrar algumas das suas fotos mais antigas feitas em São Bernardo, entre elas a do primeiro filme batido como fotógrafo profissional: a Procissão dos Carroceiros de 7 de setembro de 1949.

Naquele dia, Antenor Corradi, o dono do Foto Amaro - depois Foto Samaro - não pôde comparecer e pediu ao amigo Beltran que o cobrisse. Beltran não parou mais. Entalhador de móveis como profissão, ele fotografa até hoje - serão 60 anos como fotógrafo no próximo feriado de 7 de setembro.

Todas as demais fotos de Beltran Asêncio que estão no site do Diário referem-se à primeira metade da década de 1950. Aparece a Rua Marechal Deodoro em vários momentos: o desfile cívico de 1953, com a passagem do Tiro de Guerra 298 em sua primeira demonstração, as delegações do EC São Bernardo e Meninos FC, normalistas do Instituto João Ramalho concentradas, o carro alegórico da indústria Pelosini.

Há uma procissão de velas organizada pela Matriz da Boa Viagem, a casa do Chico Sapateiro e uma enchente.

Outras imagens: Via Anchieta, Praça Lauro Gomes, Largo da Matriz com seu antigo coreto e ruas vazias, Vila Balneária às margens da Represa Billings, Avenida Pereira Barreto e o casarão de Ítalo Setti já abrigando o Hospital São Bernardo, que neste 2009 também celebra 60 anos de fundação.

Memória na internet - Programa 6: a São Bernardo de 1949 e anos seguintes. Entrevistado: Beltran Asêncio; editor do Diário OnLine, Marcelo Ruiz; imagens e edição, Eduardo Donato; apresentação, Ademir Medici. Acesse: www.dgabc.com.br; depois, clique Video e Grande ABC Memória.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 24 de julho de 1979

Manchete - Tito (Costa, prefeito de São Bernardo) anuncia extinção da Prosbc (empresa de economia mista criada pelo seu antecessor, Geraldo Faria Rodrigues).

Grande ABC - Nas comemorações dos 25 anos da Diocese de Santo André, Dom Claudio Hummes anuncia a criação do Centro de Defesa dos Direitos Humanos.

Editorial - Em cada ato oficial, a marca de um governo.

Comércio - Casas Bahia inaugura loja no Brás, em São Paulo.

Futebol - Jogos de domingo da Intermediária envolvendo equipes do ABC: no Estádio Bruno Daniel, Santo André 1, Aliança, de São Bernardo, 0, gol de Volnei aos 44 do segundo tempo; em Santos, Portuguesa Santista 1, Saad, de São Caetano, 1.

Sumô - Seleção do Grande ABC conquistou, no final de semana, o título de campeã geral do 10º Campeonato Brasileiro.

Acidente - Colisão de veículos causa morte na Avenida Samuel Aizemberg, em São Bernardo.

MUNICÍPIO PAULISTA

Hoje é o aniversário de Itatinga, elevado a município pela lei estadual nº 415, de 24 de julho de 1896. A cidade se emancipou de Avaré. O nome é tupi e significa Pedra Branca.

SANTOS DO DIA

Antonio Turriani, Cristina, Luísa de Sabóia, Niceta, Sarbélio Makhluf e Ursino.

Antonio Turriani nasceu em Milão e viveu no século 15. Estudou medicina e cirurgia. Dedicou-se à saúde espiritual e de saúde dos necessitados.

Cristina era tida como milagrosa. Faleceu na Bélgica em 1224, com mais de 70 anos de idade.

Rapaziada do Rudge Ramos

Mais 10 nomes: Clovis Lemos, Daniel Simão, Darci (Shandu), Davi Lustosa, Décio Nicoletti, Denis Lustosa, Dile, Dionísio, Doca e Edgar. Cada um na sua área, eles têm muitas histórias a contar sobre o bairro e a cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;