Política Titulo Na Câmara
Comissão trata de empregos no projeto de concessão do Semasa

Grupo foi criado para debater eventuais alterações no texto do Paço

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
01/06/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Comissão formada por funcionários públicos de Santo André se reuniu ontem com o presidente da Câmara, Pedrinho Botaro (PSDB), para tratar de possíveis sugestões para assegurar a manutenção dos empregos dos servidores no contexto do projeto de lei do governo Paulo Serra (PSDB) que prevê a concessão de parte dos serviços do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A reunião ocorreu no Legislativo.

São aproximadamente 1.000 empregos na autarquia andreense. O projeto em trâmite menciona autorização para instituir PDV (Programa de Demissão Voluntária), além de citar que servidores e empregados do quadro de pessoal que não aderirem ao plano poderão ser cedidos à Prefeitura. “A ideia da reunião foi colocar em debate caminhos para garantir a segurança dos empregos. Há uma preocupação dos funcionários. Eles destacaram a importância de criar algum dispositivo, mas ficaram de fazer apontamentos e voltaremos a discutir na próxima semana”, alegou Pedrinho.

O Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos) designou grupo com cinco integrantes – quatro funcionários do próprio Semasa e o representante legal da entidade, Durval Ludovico da Silva – para discutir o caso. A matéria encaminhada pelo Paço, que pede autorização do Legislativo para firmar acordo com a Sabesp, está em andamento desde o início do mês na casa. Com o aval, a Sabesp ficaria com a distribuição da água e esgotamento sanitário. A cidade tem dívida de R$ 3,4 bilhões com a estatal. O ajuste serviria para sanar o passivo que se arrasta desde a década de 1990. Esses débitos referem-se à diferença do preço cobrado pelo metro cúbico da água no atacado em relação ao valor efetivamente pago da tarifa.

Funcionário do Semasa e componente da comissão, Josafá Lopes alegou que os termos de PDV permanecem “obscuros”. Segundo ele, o texto deveria pontuar o formato. “É uma falha. Não está fundamentado”, disse, ao adicionar que levantamento interno indica que ficariam na estrutura cerca de 265 funcionários.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;