Memória Titulo
A italianidade toma conta da Matriz da Boa Viagem

A Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo, realiza hoje, às 19h, a missa anual italiana, iniciativa do Circulo Italiano de Toscana...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo, realiza hoje, às 19h, a missa anual italiana, iniciativa do Circulo Italiano de Toscana de Riacho Grande. Será celebrante o padre Egidio Battochio, ex-pároco da Boa Viagem e hoje na igreja de Santo Antonio, na Praça do Patriarca, em São Paulo. A missa será cantada pelo coral Bicchieri d'Oro, mantido pelo Circulo Italiano de Toscana.

Recuperada a missa das 9

Texto: Marco Antonio da Silva (Quico)

A primeira missa em italiano foi rezada em 23 de setembro de 1990 na igreja São João Batista, do Riacho Grande. Foi rezada pelo padre Carlito Dall´Agnese. O coral Bicchieri d'Oro cantou junto com o coral do Cel Lep, já que à época os dois corais eram regidos por Cluny de Abreu Ávila.

No ano seguinte não conseguimos realizar a missa na igreja do Riacho Grande. Fomos fazê-la na igreja do Baeta Neves, onde o padre Carlito era o pároco.

Com a vinda do padre Egidio Battocchio para a Matriz da Boa Viagem, ele "adotou" nossa missa, combinando que seria sempre rezada no primeiro sábado de agosto, às 19h. O compromisso foi continuado pelo padre Giuseppe Bortolatto, atual pároco. Com isto conseguíamos, pelo menos uma vez por ano, retornar a tradição da missa cantada e rezada em italiano na nossa cidade, recuperando a antiga "missa das 9h" que tinha este perfil. Hoje conseguimos ter uma missa italiana mensal, realizada todo 3º domingo às 12h.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Trianon AM (740). "Quinta Avenida" e "Quinta Avenida Especial".

Hoje: Woody Herman (saxofonista e clarinetista) e sua big band; os cantores Bobby Darin, Dinah Shore, Ray Charles, Keely Smith, Frank Sinatra Júnior, Helen Forrest, Al Martino e Dakota Staton; entre os temas, "Laura", "Rosetta", Don't Ever Go Away" e "September In The Rain".

Amanhã, um passeio pelo Harlem, com black bands lideradas por Duke Ellington, Count Basie, Chick Webb, Noble Sissle, Jimmie Lunceford e Buddy Johnson. Na pauta temas como "Blue Room", "Pretty Eyes", "I Take to You", "Blue And Sentimental" e "Daydream".

Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h.

Eldorado AM (700). "Brasil de Todos os Tempos". Os caminhos trilhados por índios de Santos a São Paulo, cruzando o Grande ABC. Entrevistado: Julio Abe Wakahara, arquiteto e museólogo. Produção: Valéria Rambaldi; apresentação, Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). "Memória". A obra do compositor paulista Elzo Augusto. Ele é autor de vários sucessos: "Lenço na moleira", com os Demônios da Garoa; "Deixa o sol brilhar", com Joel de Almeida; "De lanterna na mão", por ele gravado; "O lencinho", com Luis Ayrão e vários outros interpretados por Germano Mathias. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). "Viagem no Tempo". Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br .

Pérola da Serra (92.5 - comunitária). "Reminiscências". Notícias históricas de Ribeirão Pires. Com Américo Del Corto, Dona Lina, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .

Violeiros em Rio Grande da Serra

A Orquestra de Violeiros e Berranteiros de São Sebastião, em Rio Grande da Serra, promove hoje, às 20h, o 4º Encontro das Orquestras de Violeiros do Grande ABC. Local: Paróquia São Sebastião, Largo da Matriz, 40, Centro de Rio Grande da Serra.

Participarão as orquestras de São Sebastião, Violeiros e Berranteiros de Mauá, Aparecidinha (Santo André) e Viola Caipira (São Bernardo). Entrada franca.

Violeiros em Mauá

Será encenada hoje, às 20h, no Teatro Municipal de Mauá, a peça teatral "Orquestra de Violeiros de Mauá e sua origem", pelos próprios componentes. A peça abrirá a programação do 19º aniversário da orquestra. Entrada: um quilo de alimento não perecível para as vítimas do Nordeste.

A Orquestra de Violeiros de Mauá foi fundada em 2 de agosto de 1990 e é a primeira do Grande ABC. Informações: 4513-2004 (com Josefa).

Diadema

Centro de Memória inaugura hoje, às 15h, a exposição 80 anos de futebol em Diadema, com fotos da maioria dos times da cidade. O ato ocorre no dia em que foi fundado o mais antigo clube local, o Esporte Clube Vila Conceição, atual Associação Atlética de Diadema, de 1º de agosto de 1929. Local: Avenida Alda, 255/277, Centro, Diadema. Até 19 de setembro, de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, aos sábados das 9h às 15h. Entrada franca. Informações: 4043-0700.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 1º de agosto de 1979

Manchete - Fechamento de postos de combustíveis também aos sábados causa protesto; em Santo André, motoristas de táxi paralisam atividades por 50 minutos; vive-se a chamada crise energética.

São Bernardo - Anunciada a construção da terceira maior praça da cidade, na embocadura das Avenidas Rotary e Tiradentes, que recebeu o nome de Praça dos Bombeiros.

Piraporinha - Começa em 3 de agosto a quermesse de Bom Jesus da Pedra Fria, em Diadema.

Anistia - Santo André fará ato publico.

Gente - Falece Antonio Badessa, em Mauá, que era o mais antigo aposentado do Grande ABC. Natural de Marselha, França, ele estava aposentado por invalidez desde 1937.

EM 1º DE AGOSTO DE...

1899 - Inaugurada a estação Campo Grande, da "São Paulo Railway", entre o Alto da Serra (Paranapiacaba) e Rio Grande (da Serra).

Uma pequena pérola em ruínas neste 2009, sem que ninguém se pronuncie a respeito e manifeste o desejo de salvar esta estação histórica do Grande ABC.

1914 - Alemanha declara guerra à Rússia no princípio da Primeira Guerra Mundial.

1949 - Admitidos os primeiros 16 escriturários concursados da Prefeitura de São Caetano.

Vinte anos depois, em 1969, dez dos pioneiros permaneciam na Prefeitura: Desidério Signori, Lazara Aparecida Cardieri, Alexandre Furlan Filho, Mario O. Chomen Podolon, Joana Markowski Sâmara, José Luiz S. V. Marinaro, Horácio Louzada, Irene Martin, Hugo Passarella e Célia Negri Bueno.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Hoje é o aniversário de Bauru e Piracicaba.

Bauru foi elevado a município em 1º de agosto de 1896, pela lei estadual nº 428, quando se desmembrou de Lençóis Paulistas. O nome significa "Cesto de Frutas".

Piracicaba adota como data de fundação o 1º de agosto de 1767. A elevação a município ocorre em 31 de outubro de 1821, com o nome de Vila Nova da Constituição. O nome Piracicaba foi adotado oficialmente em 1877, significando "Lugar em que o peixe para" e o slogan da cidade é "Noiva da Colina".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;