Memória Titulo
Salve o Corinthians de Santo André...

O Corinthians Futebol Clube de Santo André foi fundado em 15 de agosto de 1912. Portanto está completando hoje 97 anos. Este DIÁRIO...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
15/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O Corinthians Futebol Clube de Santo André foi fundado em 15 de agosto de 1912. Portanto está completando hoje 97 anos. Este DIÁRIO, desde os tempos do NEWS SELLER, sempre abriu espaço à história de um dos mais antigos clubes em atividade do Grande ABC. Foi assim em 17 de agosto de 1969, quando o DIÁRIO dedicou uma página ao "Galo Preto mais velho, 57 anos".

Uma bela matéria aquela, infelizmente sem a assinatura do autor. Aparecem duas fotos: da diretoria do clube, ainda quando o Corinthians local levava no nome o Município de São Bernardo, e do esquadrão de 1933.

Nicola Rossini, irmão do primeiro presidente do Corinthians, João Rossini, contava ao DIÁRIO em 1969: "A primeira bola que o meu irmão havia dado para o clube não durou uma semana".

OS FUNDADORES

Albino Pezzolo, Alcebíades Pezzolo, Amadeu Veronesi, Américo Tiezzi, Ângelo Balista, Carmine Rossini, Domingos Tiezzi, Henrique Manna, Jacomo Guidotti, João Balista, João Daniel, João Manetti, João Rossini, José Suster, Luiz Berne, Pedro Polez (ou Polez), Romeu Carolo, Severino Gamberini, Sylvio Brunoro e Túlio Mascotto.

O PRIMEIRO TIME

João, Túlio, Manetti, Polesi e Veronesi, Jacomo e Américo, Paulista, Cortez, Severino e Carmine.

PRIMEIRA SEDE

Rua Agenor de Camargo, 14.

SEGUNDA SEDE

Rua Alfredo Flaquer, batizada de "Garagem".

TERCEIRA SEDE

Na mesma rua. 1923 - Um timaço. E a conquista do Campeonato de São Paulo com apenas uma derrota: Nicola, Otavio e Guerino, Polesi, Lindolfo e Caio, Amalio, Perez, Dindino, Quilim e Basílio.

"Nessa mesma época o Asilo Anália Franco, de São Paulo, ofertou uma riquíssima medalha de prata, maciça, para ser decidida em uma peleja com o Corinthians. Fomos lá, ganhamos de 5 a 0 e trouxemos a dita medalha. Foi o maior time em toda a história do nosso clube" (Nicola Rossini).

1928-1930 - A fusão com o Primeiro de Maio e a mudança para a Rua Gertrudes de Lima. E um novo nome: Clube Atlético São Bernardo.

Neste 2009, conta-nos Valdir Francischetti, antigo sócio e conselheiro, o Corinthians possui uma área na Vila Alzira de 9.150 m2. Foi ali que Pelé marcou o primeiro gol da sua carreira de jogador profissional, em 1956. Só que aquele campo histórico não existe mais. Cedeu espaço ao conjunto de piscinas e a um campo menor, de posição invertida em relação ao original.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). "Memória". Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré (Assaré, Ceará, 5-3-1909 - 8-7-2002). Poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740). "Quinta Avenida". Hoje: Big band do trombonista Jack Teagarden. E as vozes de Billy Eckstine, Margaret Whiting, Eddie Ficher, Rosemary Clooney, Harry Connick Júnior e The Belvederes. Amanhã: homenagem ao cantor Tony Bennett, que completou 83 anos em 13 de agosto. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h.

Eldorado AM (700). "Brasil de Todos os Tempos". O movimento hippie que aconteceu nos anos 1970 e que inspirou o surgimento de comunidades que ainda existem no Brasil de maneira independente e organizada. Os 40 anos do festival de Woodstock que fez aumentar ainda mais a quantidade de hippies no mundo. O programa localizou em Troncoso, na Bahia, Carlos Eduardo Regis Bittencourt que se mudou para lá como hippie, em 1975, e hoje é um rico empresário do setor de turismo. Produção: Valéria Rambaldi; apresentação, Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). "Memória". 32 anos sem Elvis Presley - primeiro de uma série de dois especiais. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Pérola da Serra (92.5 - comunitária). "Reminiscências". Programa celebra o sexto aniversário. Com Américo e Lina Del Corto, Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 15 de agosto de 1979

Destaque - Delfim Neto assume o Ministério do Planejamento.

Política - Darcy Ribeiro, ex-ministro de Educação do governo João Goulart, é entrevistado em São Bernardo pelo jornalista Zeilton de Oliveira e fotografado por Ricardo Hernandes: "O País começa a viver como Nação civilizada".

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Jaú (1853; Capital do Calçado Feminino; emancipou-se de Brotas em 23 de abril de 1866); Paraíso (1891); Pedregulho (1897; emancipou-se de Igarapava em 1921); e Sorocaba (1654, A Manchester Paulista; elevada a município em 3 de março de 1661).

EM 15 DE AGOSTO DE...

1909 - Escritor Euclides da Cunha, autor de "Os Sertões", morre no Rio de Janeiro.

1914 - Inaugurado o Canal do Panamá, interligando os Oceanos Atlântico e Pacífico. A obra foi iniciada em 1879 e sofreu várias interrupções ao longo do tempo.

1954 - Lançada a pedra fundamental da igreja matriz do Bairro Assunção, em São Bernardo.

1959 - CTBC inaugura dois telefones públicos, um na Vila Baeta Neves e outro na Vila do Tanque, em São Bernardo.

SANTOS DO DIA

Alípio, Estanislau Kostka, Jacinto e Tarcísio.

ALMANAQUE

Humberto Detogni

Nascimento: São Paulo (SP), 15 de agosto de l903.

Vereador: 1948-51.

Partido: PSP.

Falecimento: 1953.

Empresário. Manteve uma fábrica de confecções e outra de sabão em Santo André, além de uma cantina em São Bernardo. Em 1952 mudou para o Paraná.

Luiz Aparecido de Campos

Nascimento: Bragança Paulista (SP), 15 de agosto de 1925.

Vereador: 1960 a 1963; 1969.

Partidos: PSP - Arena.

Contador. Vive em Santo André desde 1947. Foi tecelão e ferroviário. Fez carreira na Prefeitura, atuando como fiscal a partir de 1953.

Claudines Donizete Beltrami

Nascimento: Santo André, 15 de agosto de 1961.

Vereador: suplente da 14ª legislatura.

Partido: PSB.

Empresário. Ocupou o Legislativo entre 30 de agosto a 13 de setembro de 2005.

MUSEU DO RÁDIO

TOSHIBA 1960. Japão. Conhecido como rádio bola, raríssimo. Pintado a mão com temas orientais.

Coleção: Mauricio Marchini, de Mauá; contatos: 9881-3524; marchini12@hotmail.com.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;