Economia Titulo
Vendas de veículos crescem 13,7%
Por Eric Fujita
Do Diário do Grande ABC
04/04/2006 | 08:24
Compartilhar notícia


As vendas de veículos zero quilômetro fecharam o primeiro trimestre com resultados surpreendentes. O volume comercializado no período é 13,7% superior a igual período do ano passado, de acordo com dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Em março, houve recuperação de fôlego com crescimento de 5,76%, depois do mau desempenho na primeira metade do mês.

De janeiro a março deste ano, a indústria automobilística brasileira vendeu 396.233 unidades, ante 348.558 veículos no mesmo período de 2005. Os números englobam apenas veículos de passeio e comerciais leves. No entanto, não abrangem caminhões e ônibus. Mais detalhes sobre o setor serão divulgados nesta terça-feira pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

O aumento contabilizado nos três primeiros meses do ano está bem acima da média estimada pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e a própria Fenabrave.

A Anfavea projeta expansão de 7,1% este ano, ante 8% da Fenabrave, mas alertam que se o desempenho atual se mantiver da mesma forma ao longo do ano será necessário rever as estimativas para cima.

Ranking – No trimestre, a Fiat ficou na liderança em vendas com 24% de participação no segmento de veículos de passeio e comerciais leves. Depois, aparecem a Volkswagen (23,7%), General Motors (22,5%) e Ford (11,6%). As posições dessas montadoras no ranking do período se repetiram na comparação com igual período do ano passado.

Março – No mês passado foram vendidos 148.943 veículos, segundo os dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). O total é 5,76% superior a março de 2005, quando o segmento comercializou 140.821 unidades. Se comparado a fevereiro deste ano, o acréscimo chegou a 22,62%. Na ocasião, as concessionárias negociaram 121.467 automóveis.

Trimestre – O terceiro mês do ano também foi o melhor em relação aos demais, já que o segmento vendeu 125.823 carros em janeiro. Na prática, o bom resultado nesse período reverteu o quadro de queda registrada na primeira quinzena de março, quando houve um recuo de 6,77% do desempenho em igual período de 2005.

Foram negociados 63.511 automóveis, contra 68.125 no ano passado. (com agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;