Setecidades Titulo
Três escolas estão no páreo em Diadema
Isis Mastromano Correia e André Vieira
24/02/2009 | 07:20
Compartilhar notícia


A taça de campeã do Carnaval 2009 em Diadema deve ficar entre Estopim da Fiel Torcida, Unidos do Serraria e Unidos da Santa Cruz. As três agremiações do Grupo Especial passaram pelo sambódromo da Avenida Ulysses Guimarães com as apresentações mais coerentes ao que propunham seus sambas-enredo e caíram nas graças do público de cerca de 30 mil pessoas dentro e fora do sambódromo.

As apresentações das seis agremiações do principal grupo do Carnaval começaram conforme o previsto, às 22h de anteontem, porém, com um desfile morno da Unidos da Vila Alice que cantou o samba Feira Livre.

Se depender de torcida, a Estopim da Fiel, que entrou na sequência, está garantida. Antes mesmo de chegar à passarela, a escola, que completou 30 anos em janeiro e é a mais antiga da cidade, inflamou a arquibancada com discurso fanático e palavras de ordem.

Cantando a magia do circo, a Estopim fez da passarela picadeiro e levou um time de trapezistas, contorcionistas, malabaristas e equilibristas que se misturaram com os demais passistas. Destaque para os números de pirofagia e os saltos realizados em uma cama elástica sobre rodas.

A quebra de parte do principal carro alegórico da Unidos de Vila Nogueira atrasou em uma hora o andamento dos desfiles. A agremiação trabalhou com o tema água neste ano. O problema ocorreu na estrutura dos pedestais do abre-alas e, por isso, os destaques não puderam sambar no alto do carro que trazia uma escultura gigante de Netuno, deus romano dos mares.

A Unidos do Serraria se mostrou confiante para conquistar o bicampeonato. Única agremiação capaz de igualar a Estopim em empolgação de torcida, a escola apostou as fichas na recordação ao compositor Pixinguinha. O músico foi representado por um saxofone, um dos tantos instrumentos que fizeram sua fama.

A bateria, que arrancou aplausos do público e gritos de "é campeã", deve levar nota máxima pelo entrosamento, ritmo e coreografia.

Devido aos atrasos que se sucederam, a Raposa do Campanário, penúltima a desfilar, entrou na avenida às 4h15 com público que não resistiu à maratona e ficou reduzido pela metade.

A atual vice-campeã apostou no título de 2009 cantando a própria história e os 20 anos do Carnaval em Diadema. A Raposa levou o maior número de alas para o sambódromo - foram 11 - mas, os componentes se atrapalharam com a evolução.

O sol e a Unidos da Santa Cruz entraram juntos em cena. A escola, que subiu neste ano para o Grupo Especial, veio determinada a continuar na elite do Carnaval de Diadema com desfile condizente à proposta do carnavalesco.

A Unidos fez o público retornar às arquibancadas para uma viagem ao longo da história da humanidade. Falou sobre as descobertas do homem, do telefone ao avião até a chegada ao espaço. A nota 10 deve ficar nas mãos da comissão de frente e seus homens das cavernas. O desfile acabou às 6h20.

A apuração acontece hoje às 14h no ginásio Mané Garrincha, na Rua dos Cariris, 195, Piraporinha.

Destaques - Para provar que Carnaval é uma festa democrática, os quatro cães do canil da Guarda Civil Municipal também desfilaram e mostraram alguns de seus truques no intervalo entre a entrada das escolas. Os bichinhos arrancaram aplausos das torcidas.

- A secretária de Cultura de Diadema, Maria Regina Ponce, assistiu aos desfiles e não escondeu a empolgação quando a Estopim da Fiel Torcida entrou na Avenida Doutor Ulysses Guimarães. "Vale a pena o investimento que fazemos nessa festa. Nosso Carnaval é diferenciado porque aqui é a comunidade que está sendo representada, não há passistas de aluguel", disse a secretária traçando um comparativo entre o Carnaval local e as festas maiores, como da Capital e do Rio de Janeiro. Neste ano, a Prefeitura de Diadema destinou R$ 269 mil para as escolas dos grupos 1 e 2.

- O carro abre-alas da Estopim da Fiel exigiu força dos integrantes da escola. Quinze homens empurravam e faziam o carro andar pela avenida. Foi a maior equipe a dar movimento à alegoria no segundo dia de desfiles.

- No desfile da Unidos do Serraria, não só os carros se movimentaram sobre rodas. Organizados em uma só ala, sete cadeirantes passaram pela avenida representando as quatro cores da escola.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;