Economia Titulo
Shoppings registram movimento até 37% maior
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
04/01/2011 | 07:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O ano mal começou, mas os lojistas de shopping já estão rindo à toa. Os primeiros balanços divulgados neste ano, referentes a dezembro, apontam que o mês foi o melhor de público e vendas na década, com aumento de até 40% na circulação nos centros da região. A Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) confirma o bom momento. Dados da entidade mostram que o crescimento no período natalino foi de 13% diante do Natal de 2009. Os índices foram apurados em pesquisa realizada pela Alshop junto a 150 empresas de varejo associadas que congregam aproximadamente 6,3 mil lojas distribuídas pelo território nacional.

Entre as vedetes do período estão os produtos eletroeletrônicos - como GPS e computadores - e o segmento de comésticos e perfumaria. "Hoje o Brasil é o segundo mercado consumidor de cosméticos no mundo. A vaidade despontou para os brasleiros e é um mercado que cresce muito no Natal. Continua forte também o setor vestuário e calçados, costumeiramente onde mais saem mais presentes. Neste Natal esse segmento cresceu 13%", explica o diretor de relações institucionais da Alshop Luís Augusto Ildefonso da Silva.

Apesar de ainda fechar as contas em relação as vendas, a maioria dos shoppings do Grande ABC mostra que o Natal superou expectativas. No Mauá Plaza Shopping o movimento entre 1º e 31 de dezembro foi de cerca de 5 milhões de pessoas. "Isso já representa movimento 37% maior. Lógico que reflete em vendas, mas ainda não temos os números fechados porque são 220 lojas. No entanto, as informações que temos dos lojistas é de que este foi o melhor fim do ano desde a abertura do shopping em 2002", destaca o superintendente do estabelecimento, Rafael Comenale. Segundo ele, tiveram destaque no fim do ano as lojas de roupas e calçados. "É difícil bater o movimento de calçados, pois neste shopping as vendas do setor são excepcionais", afirma.

No Praça da Moça, em Diadema, o movimento 30% maior também superou expectativas. O superintendente do centro, Wilson Pelizaro, atesta que no dia 23 o shopping bateu todos os recordes de visitantes desde a abertura em março de 2009. "Mal conseguia-se andar aqui dentro. Temos âncoras novas, abertas em outubro, que superaram todas as metas. foram cerca de 800 mil pessoas andando por aqui em dezembro", diz.

Em nota, o Grand Plaza atesta que o movimento foi 15% superior ao de 2009. O Metrópole e ABC pertencentes a Sonae Sierra Brasil e BRmalls, respectivamente, não divulgam resultados por estarem listadas na bolsa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;