Setecidades Titulo
Animais mudam rotina das igrejas
Por Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
05/10/2005 | 08:41
Compartilhar notícia


Pelo menos 200 pessoas levaram terça-feira seus animais de estimação para receberem bênção em paróquias da região, que comemoraram o dia de São Francisco de Assis, considerado o protetor dos animais e plantas. Devotos do santo compareceram com seus bichinhos de estimação para agradecer curas ou pedir auxílio e proteção. Cães, gatos, pássaros e tartarugas mudaram o cenário rotineiro das igrejas.

Só no período da manhã, a paróquia São Francisco de Assis, no bairro Santa Maria, em São Caetano, recebeu mais de 50 pessoas com animais para serem abençoados pelo pároco. "Na parte da tarde costuma ter bem mais gente. A missa das 15h até atrasa", diz padre Joãozinho.

"Trago o Sasha há dez anos para ser abençoado. Ele tem um problema cardíaco e tenho certeza que é São Francisco quem o protege", afirma a dona-de-casa Odete Senna, 61 anos, que também levou Rita, uma persa de 5 anos, e John, um siamês de 11 anos.

A esperança da aposentada Madalena Bernal Canelutti, 52 anos, é que sua cadela Lila, uma vira-lata, fique mais calma com a bênção de São Francisco. "Ela é muito peralta", diz.

A estudante Renata Ezellner, 19 anos, levou suas duas cachorras: Mel, uma poodle de 15 anos, e Luna, uma yorkshire de 3 meses. "Trago todos os anos. A Mel está doente. Ela caiu em cima da pata e está imobilizada. A Luna é muito sapeca", diz.

História – A imaginária católica sempre apresenta São Francisco rodeado de animais. De acordo com a história, o santo era um jovem comerciante de tecido em Assis, na Itália. Com pouco mais de 20 anos (não há registro preciso de sua idade), ele adoeceu gravemente e, recuperado, mudou radicalmente o rumo de sua vida, passando a ajudar pobres, leprosos e a evangelização.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;