Internacional Titulo
Morre ex-ditador da Birmânia, no Sudeste asiático
Por Da AFP
05/12/2002 | 14:01
Compartilhar notícia


O senhor absoluto da antiga Birmânia, país do Sudeste asiático, por mais de 25 anos, U Ne Win, 92 anos, morreu nesta quinta-feira.

A morte do ex-ditador não deve ter qualquer impacto político ou social na capital Mianmar, pois desde março passado Ne Win não saia de sua casa, depois que seu genro e três netos foram detidos, acusados de conspirar contra o regime.

Ao contrário, sua morte deve causar alívio aos generais no poder, alguns dos quais devem sua carreira ao ex-ditador.

Depois de descoberto o complô, quatro parentes de Ne Win foram condenados à morte, por alta traição, sentença da qual apelaram. O resultado deve ser conhecido nos próximos dias.

Ne Win, que chegou ao poder depois de um golpe de Estado em 1962, afastou-se do cenário político em 1988, deixando um país arruinado e dominado por manifestações estudantis duramente reprimidas, depois de ter instalado uma política desastrosa de "socialismo à birmanesa", de inspiração marxista e budista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;