Internacional Titulo
Filho e exército americano negam morte de Tarek Aziz
Da AFP
09/10/2004 | 12:04
Compartilhar notícia


Um dos filhos do ex-vice-primeiro-ministro iraquiano Tarek Aziz, Ziad, disse ao religioso francês Jean-Marie Benjamin que o seu pai está vivo, desmentindo sua morte, anunciada por duas emissoras de TV árabes. A informação foi divulgada neste sábado pela agência de notícias italiana Ansa.

O padre francês, que tem excelentes contatos com os membros da família Aziz, cristãos iraquianos, foi entrevistado pela Ansa em Amã, capital da Jordânia.

O exército americano também desmentiu a informação.

"Posso confirmar que Tarek Aziz está vivo. Não há mudanças em seu estatuto e ele continua preso", disse o porta-voz americano Barry Johnson.

"Estava vivo há cinco minutos", reiterou às 15h10 locais (09h10 de Brasília).

Citando fontes do CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) no Iraque, a emissora de televisão Al Arabya, de Dubai, havia informado momentos antes a morte de Aziz na prisão.

"Tarek Aziz morreu na prisão", anunciou a emissora.

Segundo a rede de TV Al Jazeera, do Catar, fontes ligadas ao Vaticano confirmaram a morte de Aziz.

Tarek Aziz, 68 anos, rendeu-se em abril de 2003 às forças americanas no Iraque. Ele estava na lista americana das 55 personalidades iraquianas mais procuradas.

Único cristão do governo deposto pela coalizão internacional comandada pelos Estados Unidos, Aziz integrava o pequeno grupo de homens de confiança do ex-presidente Saddam Hussein.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;