Memória Titulo MEMÓRIA
Rodar pela Toscana. Retornar no tempo. Procurar respostas
Por Ademir Médici
08/09/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Outra motivação de Jorge Assad Abujamra de buscar entender o processo da emigração experimentada pela Itália entre os séculos 19 e 20 – além do desejo manifestado por sua mãe, de conhecer a terra dos seus ancestrais – partiu do advogado Sérgio Cardoso Mancuso, primo de Jorge, que o estimulou a conhecer este universo.

Comenta Jorge no programa Memória na TV desta semana pelo DGABC TV:

- A Itália é maravilhosa, e é natural, quando em viagem para grandes centros turísticos como esse, você procurar conhecer os ícones da indústria turística. Você vai querer ver a Torre de Pisa, conhecer o Coliseu, a cidade do Vaticano.

- A Toscana é um lugar maravilhoso. Apaixona. Estabelecemos um processo de conhecimento daquela região, que partiu desde o reconhecimento de Florença (Firenze), a cidade que sempre me interessou, em função dos aspectos políticos e econômicos que a tornaram uma potência. E pelo grande incremento do mundo artístico e arquitetônico pelos Medici.

- A partir de Chianti, que foi a nossa base geográfica, pudemos, em 200, 250 quilômetros, rodar os diversos pontos da Toscana, atingindo cidades fantásticas.

Assistam: Na Toscana, em Busca de Raízes; a Emigração Vista Pelos Italianos

Acessem: www.dgabc.com.br

O novo destino

Texto: Jorge Assad Abujamra

Em nossa mais recente viagem à região da Toscana, Itália, revisitamos a comuna de Castiglione di Garfagnana, de onde partiram meus bisavós Raffaello Angelo Lazzurri e Maria Rosa Amábile Rossi a caminho da América.

No Brasil, Raffaello passa a assinar Raphael Lazzuri, e hoje dá nome a parque ecológico municipal localizado na Avenida Kennedy, em São Bernardo.

Meu nono, Giuseppe Lazzurri, também nascido em Castiglione, chega ao Brasil em 1911, aqui passando a assinar José Lazzuri. Assim como seu pai e irmãos, tem atuação destacada na exploração racional e replantio vegetal em propriedade da família, em extenso braço da Represa Billings até a segunda balsa, distrito de Riacho Grande. Com a desapropriação das terras para a construção da Usina Billings, mudam-se para a Vila de São Bernardo.

Em terras italianas, motivado pelo tema da coluna Memória publicada em 1º de novembro de 2016 (‘Uma são-bernardense: a primeira prefeita do Estado’, sobre Spasia Albertina Bechelli Cecchi), determinei-me a visitar a necrópole de Chiozza, onde seu corpo estaria enterrado.

Recordar e homenagear a memória das gerações que nos antecederam é algo que os italianos aprenderam há muito. Na Toscana com seus memoriais não é diferente.

CONTINUA

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 8 de setembro de 1988 – ano 31, edição 6852

Manchete – Vereador de Santo André alega stress e vai à Europa

Independência – Desfiles do 7 de setembro foram realizados em Santo André, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires, com grande público.

Estradas – Sem Operação Descida, 10 mil veículos param. Pela terceira vez em um mês o complexo Anchieta-Imigrantes registrou congestionamento.

Crônica (Guido Fidelis) – Conversa de comadres à espera da morte.

Obituário – Marcada a missa de sétimo dia de José Geraldo Nieto, o Zé Repique, figura popular em Santo André e tema de várias reportagens no Diário.

Milagre – Rapaz cai em abismo de 40 metros na Estrada Velha do Mar e sai vivo.

Despedida – O zagueiro Luiz Pereira se despediu do Santo André no empate de 1 a 1 com o São Bento, pelo Torneio Eduardo Farah. O jogo foi disputado no Estádio Jaçatuba.

Em 8 de setembro de...

1908 – Fioravante Zampol nasce em Ribeirão Pires. Farmacêutico de formação, foi vereador, vice-prefeito, deputado estadual e prefeito duas vezes em Santo André. Entre tantas obras, coube a ele construir o campus da Fundação Santo André.

1918 – O dr. Bruno Goues, diretor do posto médico instalado na Santa Casa do município de São Bernardo, no distrito de Santo André, para tratamento do amarelão, tem desenvolvido intensa atividade para a extinção do mal.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: o presidente da República brasileira, Wenceslau Braz, dirigiu telegramas ao rei da Inglaterra e aos presidentes da França e Estados Unidos felicitando-os pelos êxitos alcançados pelos seus exércitos na atual ofensiva.

1968 – Aberto, no Estádio de Vila Euclides, hoje 1º de Maio, em São Bernardo, o Campeonato Sul-Americano de Atletismo Juvenil.

1973 – Inaugurado o Centro Integrado Educacional Pré-Primário de Vila Alpina, em Santo André.

Hoje

- Dia Internacional da Alfabetização

- Dia Nacional de Luta por Medicamentos

Santos do Dia

- Frederico Ozanam 

- Tomás de Vilanova

- Adriano

- Nestor

- Natividade de Nossa Senhora

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 8 de setembro:

- Em São Paulo, Buritizal, Descalvado, Itaquaquecetuba, Mirassol e Nipoã.

- No Espírito Santo, Vitória, capital do Estado

- No Maranhão, São Luiz, capital do Estado

- Em Minas Gerais, Bom Sucesso, Diogo de Vasconcelos e Francisco Sá.

- No Amazonas, Eirunepé.

- No Rio Grande do Sul, Estância Velha.

- Em Pernambuco, Exu.

- Em Santa Catarina, Mafra.

- No Piauí, Nazaré do Piauí.

- Em Goiás, São Francisco de Goiás.

- No Amapá, Vitória do Jari.

Nota – Por conta do dia da Natividade de Nossa Senhora, a data também é guardada em Bilac, Itatiba, Lindoia, Santos e Salto.

Fonte: IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;