Nacional Titulo
RJ: Prefeitura faz alerta de prevenção contra conjuntivite
Do Diário Online
16/03/2003 | 19:52
Compartilhar notícia


A Prefeitura do Rio de Janeiro começa a alertar a população para o surto de conjuntivite que atinge os estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul nos últimos dias. Os munícipes serão orientados a se prevenir contra a doença.

A conjuntivite causa o avermelhamento dos olhos, lacrimejamento, secreção, aumento da sensibilidade à luz e sensação ‘de areia’. A doença é causada por um vírus que se espalha com facilidade e não há tratamento, remédio ou vacina.

Com isso, a adoção de medidas preventivas é fundamental para evitar que o número de casos aumente. Segundo a prefeitura, as unidades de saúde do município ainda não constatou nenhum crescimento dos casos de conjuntivite.

Em São Paulo, o surto começou durante o Carnaval, no litoral, onde 1,8 mil pessoas contraíram a doença. O estado já registrou 13 mil casos desde o início do ano.

A Secretaria de Estado da Saúde, de Santa Catarina, contabiliza mais de 23 mil casos de conjuntivite desde o dia 5 deste mês.

Mesmo não havendo tratamento para a doença, as pessoas contaminadas devem procurar um médico e lavar as mãos, usar sabonetes e toalhas individuais e evitar esfregar ou coçar os olhos.

Os médicos recomendam a limpeza dos olhos com soro fisiológico, a aplicação de compressas de água gelada e aplicação de colírios lubrificantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;