Esportes Titulo
XV de Piracicaba abre a Série B
Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
09/08/2002 | 00:28
Compartilhar notícia


O XV de Piracicaba, primeiro campeão da Lei do Acesso do futebol paulista, em 1948, mas hoje integrante da Série A-3, equivalente à terceira divisão estadual, abre domingo, às 14h30 (Rede TV!), a Série B (segunda divisão) do Campeonato Brasileiro. O seu adversário será o São Raimundo, de Manaus, tricampeão da Copa Norte, mas com o domínio regional perdido para o Paysandu-PA, campeão da Copa dos Campeões e com vaga na Libertadores da América de 2003.

Dos outros cinco paulistas que disputarão o campeonato, somente o Jundiaí estréia também domingo, mas às 16h, em Criciúma, contra o Criciúma. Os outros quatro jogam na terça-feira, a partir das 20h30: União São João x Caxias-RS, em Araras; Botafogo x Remo-PA, em Ribeirão Preto; Ceará x Mogi-Mirim, em Fortaleza, e Sport Recife x Bragantino, em Recife. A primeira rodada ainda terá, no domingo, Vila Nova-GO x Londrina, Avaí-SC x Santa Cruz-PE, CRB-AL x Anapolina-GO, Náutico-PE x Americano-RJ e Sampaio Corrêa x Joinville-SC e América-RN x Fortaleza.

Crise – Uma das novidades da tabela é a distribuição das partidas às terças e sábados (somente numa sexta-feira, dia 16, haverá jogos) para evitar a concorrência com a transmissão dos jogos da primeira divisão. Mas a realização do campeonato esteve ameaçado por causa da crise financeira da maioria dos clubes. Porém, com a garantia dos direitos de televisão e, no caso de São Paulo, uma verba destinada pela federação a cada representante do Estado, a competição foi confirmada. Mesmo assim, o Malutrom-PR, campeão da terceira divisão de 2000 na Copa João Havelange, anunciou nesta quinta pela manhã a sua desistência, justamente pela escassez de recursos.

Na primeira fase, os 25 participantes se enfrentam em turno único. Os oito primeiros colocados passam para a segunda fase, que será disputada em quatro eliminatórias simples, com partidas de ida e volta. Os vencedores prosseguem até a definição do campeão e do vice, que terão acesso assegurado para a Série A de 2003. Em 2001, o Paysandu foi o campeão, e o Figueirense conseguiu o vice-campeonato, mas envolvido numa disputa jurídica com o Caxias-RS até o meio da semana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;