Memória Titulo
Cinquenta e três anos depois...

O primeiro News Seller circulou num 11 de maio como hoje, em 1958. Era domingo, Dia das Mães

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/05/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


"Se o jornal está cumprindo o seu dever não cabe aos da Casa dizer. O que cabe dizer é que os objetivos primeiros continuam a nortear todas as ações e decisões dos seus responsáveis, que são os dirigentes da empresa, e todos os seus funcionários, indistintamente".

Diário, Editorial, 10-5-1981, sobre os 23 anos do jornal. 

O primeiro News Seller circulou num 11 de maio como hoje, em 1958. Era domingo, Dia das Mães. Quinze mil exemplares distribuídos gratuitamente pelos próprios diretores com o auxílio dos escoteiros de Santo André.

Cinquenta e três anos depois, aquela experiência inicial consagra-se com o nome de Diário do Grande ABC. News Seller durou dez anos, o Diário circula há 43. E todos têm uma história a contar, como mostrou a página dupla de domingo deste Setecidades, que reuniu depoimentos de alguns dos funcionários - página para ler e guardar. Os leitores também têm suas histórias. 

Um presente em forma de jornal
Texto: Ivo de Lucas 

O meu interesse em ler jornais vem de 1944. Eu tinha 8 anos e morava na fazenda Bela Vista, a 40 quilômetros de Marília (SP).

Meu pai era assinante de um jornal da Capital pertencente aos Diários e Emissoras Associadas, de Assis Chateaubriand. O jornal chegava de trem no dia seguinte. Para ser levado à fazenda dependia que alguém fosse à cidade. Podia demorar de uma a duas semanas, retardando a chegada das notícias. Não havia um único rádio naquele distante aglomerado de imigrantes europeus com imensas plantações de cafeeiros.

Lembro-me das notícias da guerra que foi até 1945, do Clube Atlético Ipiranga para qual eu torcia no futebol e uma história diária em quadrinhos narrando o cotidiano de Pafuncio e Dona Carlota que eu recortava e lia para os colegas de classe na escola da fazenda.

Depois, Santo André. Aqui visitei a Exposição Industrial do Quarto Centenário em 1953. Tinha 17 anos e fixei residência definitiva em 1956. Li os 622 jornais News Seller e, na sequência, até o exemplar número 14.683 do Diário. Uma mais que cinquentenária empresa jornalística idealizada por jovens das famílias Dotto, Polesi e Puga.

O Diário do Grande ABC fez e continua fazendo parte da história e formação da região e de minha família. Para meus três filhos e três netos, eu reservei sempre um exemplar da data do nascimento de cada um. Os exemplares lhes são entregues na comemoração de seus 18 anos. Os filhos já receberam esta lembrança há algum tempo, e para os netos de 6 e 4 e a caçula ainda no seu primeiro ano de vida, espero ainda entregar pessoalmente ao atingirem a maioridade.

Quando lancei meu primeiro livro, em 2004, muita gente me perguntou como havia aprendido escrever histórias, crônicas e poemas se não era um letrado em curso superior. Sempre respondi: foi lendo que aprendi a escrever, e só o nosso Diário do Grande ABC e seu antecessor News Seller, eu leio há 53 anos. 

Ivo de Lucas, 75 anos. Memorialista. Autor de livro que conta a história de um imigrante italiano, sua luta nas lavouras do interior paulista e a formação da cidade de Santo André com a instalação da estrada de ferro e construção da estação São Bernardo. 

legenda da foto: Ivo de Lucas e o Diário: uma história que vem desde os tempos do News Seller, 53 anos

PASSEATA DO SILÊNCIO 

Sem interesse
Depoimento: Odair Vituri
 

Conheci todos os prefeitos de São Caetano, e eles me conhecem pelo nome. Conheço todos os vereadores. Nenhum, graças a Deus, me pede voto. Eles sabem que eu os acompanho na Câmara. A vergonha os impede de me solicitar voto. Continuo trabalhando. Está no meu sangue de bisneto de fundador e sobrinho de líder autonomista. Eu vou morrer assim, trabalhando por São Caetano. Não preciso de nenhum tostão. Quando algum prefeito ou político pede a minha colaboração, eu dou, com uma condição: "Entre eu e você não vai ter um tostão no meio; nem daqui pra lá, nem de lá pra cá".

Santo André há 100 ANOS 

Praticamente ao lado da estação nasce o menino Armando: Rua Dr. Bernardino de Campos, 20.

O 13º registro

Armando Sicurella

Data: 7-5-1911

Registro: 9-5-1911

Pais: Nicola Sicurella, artista (pedreiro) e Elvira do Prado.

Nota - O pai era italiano. Casou-se com Elvira na Vila de São Bernardo.

Fonte: 1º Registro Civil de Santo André.

Década de 1980: o diretor
Texto: Débora de Lima Gonçalves Antelmo
 

Terceiro capítulo da história de Nelson Marcos Beraldo, 50 anos de atuação no Colégio Clovis Bevilacqua, em Santo André (1961-2011).

Em 1981, tornou-se diretor substituto. Entre as colegas, Ana, Rosa e Cristina, filhas dos mantenedores. Nelson e Irani ganharam o segundo filho, Alexandre. Em 1987 tornou-se diretor-pedagógico, cargo ocupado até hoje. O cargo não o transformou. Ao contrário, mostrou quem realmente é, justo e humano, incapaz de ofender e impor, sempre ensinar e dividir.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 10 de maio de 1981 

Diadema - Cidade vai ganhar mais oito Emeis.

Paranapiacaba - As ideias do arquiteto Marco Antonio Perrone Santos para recuperar a vila ferroviária.

Crônica 1 (Roterdan Cravo, pseudônimo do jornalista Fausto Polesi, diretor de Redação e editor-chefe do Diário) - Para dormir em paz, governante tem que imitar o bom malandro.

Crônica 2 (Guido Fidelis) - O mistério do sumiço da Pimpolhinha no meio da noite escura.

Música - Guilherme Arantes apresenta no Independente, Mauá, o show Deixa Chover.

Trabalhadores

Nascem em 11 de maio:

1909 - Benedito Gabriel, de Palmeiras. Industriário da Fernando Hakradt.

1911 - Augusto Anastácio, de Portugal. Operário da Rhodia. Residia à Rua da Escola, 70.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

EM 11 DE MAIO DE... 

1890 - Instalado o Município de São Bernardo, antecessor do atual Grande ABC com suas sete cidades. 

HOJE 

Dia do Barbeiro. Dia das Comunidades Eclesiais de Base, Dia da Integração do Telégrafo no Brasil

SANTOS DO DIA 

Afonso Navarro Oviedo, Alberto de Bergamo, Iluminato, Inácio de Láconi e Joana; santos abades de Cluny, na França: Odon, Majolo, Odilon, Hugo e Pedro.

Santo Inácio de Lácomi era italiano e franciscano. Viveu entre 1701 e 1781. Cuidava dos desamparados e dos doentes físicos e espirituais.

Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011.

FALECIMENTOS 

SANTO ANDRÉ

João Marthão, 86. Natural de Ururai (SP). Dia 8. Cemitério Santo André.

Olga da Silva Francisco, 80. Natural de Santo André. Dia 7, em Mauá. Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires. 

SÃO BERNARDO

Paulo Galli, 76. Natural de Botucatu (SP). Dia 7. Crematório de Vila Alpina.

Maria Rosalina Lopes, 69. Natural de Santa Rita do Ibitipoca (MG). Dia 6. Cemitério da Paulicéia.

Pedro Alcântara Carreto, 66. Natural de São Paulo (SP). Dia 8, em Diadema. Cemitério da Paulicéia. 

DIADEMA

Valdemar de Oliveira, 62. Natural de Macaúbas (BA). Dia 5.

Nelsina Rosa Fernandes, 56. Natural de Lençóis (BA). Dia 7. Cemitério Municipal. 

MAUÁ

Maria de Lourdes Marcilio, 86. Natural de Santo Antonio do Monte (MG). Dia 8. Vale dos Pinheirais.

Sebastião Gonçalves da Silva, 72. Natural de Flórida Paulista. Dia 8. Cemitério Santa Lídia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;