Memória Titulo Memória
São Caetano saúda os 60 anos do Diário
Por Ademir Medici
13/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A Câmara Municipal de São Caetano realiza amanhã sessão solene comemorativa aos 60 anos do Diário. Após a solenidade será aberta a exposição DGABC 60 anos, idealizada pelo diagramador e artista gráfico Paulo César Teixeira Nunes, o nosso colega Paulinho da Redação.

Paulinho é sobrinho de Antonio Devanir Leite, que por muitos anos trabalhou na casa e que é um verdadeiro arquivo histórico do jornal. Devanir colaborou imensamente para que Paulinho realizasse um excelente trabalho, como todos vocês terão oportunidade de conhecer participando da festa de amanhã em São Caetano.

A exposição idealizada é uma extensão desta página Memória, com muitas fotos, capas sugestivas do Diário desde os tempos do News Seller, manchetes que mexeram com o público-leitor, ilustrações e charges que levaram o nome do Diário para o Brasil e Exterior. 

Paulinho se preocupou em inserir a história do Diário no contexto geral. Por exemplo: ele aponta os prefeitos e demais autoridades no ano – 1958 – em que o <CF160>NS</CF> foi lançado. Uma exposição com todos os predicados para se transformar em publicação ilustrada. Não deixem de conferir.


Colaboraram neste projeto: 

Arquivo: Cecilia Del Gesso

Fotografia: Claudinei Plaza

Tratamento de imagem: Anderson Silva

Artes: Agostinho Fratini,Gabrielly Calcanhi e Demétrio Damiami

Revisão: Francisco Lacerda

60 ANOS DO DIÁRIO DO GRANDE ABC

Sessão solene na Câmara de São Caetano

Quando: amanhã, quinta-feira, dia 14

Horário: 19h

Local: Plenário dos Autonomistas

Endereço: Avenida Goiás, 600, Centro de São Caetano

A Sears na história do News Seller

Quando o News Seller foi pensado, em 1958, um dos contatos publicitários dos jovens idealizadores do semanário foi na Sears, uma rede norte-americana de magazines que funcionou no Brasil entre 1949 e 1990. 

A Sears tinha uma loja em Santo André e concordou em anunciar seus serviços no jornal que aparecia. Foi o grande anunciante da edição inaugural, de 11 de maio: um anúncio de página inteira, outro de sete colunas e o terceiro de seis colunas. O pagamento seria feito diretamente à gráfica que rodou o jornal, quando a Sears confirmou o número exato de exemplares anunciado pelo jornal.

A Sears possuía, em 1958, quatro lojas. A de Santo André ficava à Rua Campos Sales, 217, e seu telefone era o 183 – simplesmente.

NOTAS

Dr. Edson Danillo Dotto, em entrevista gravada, informa que a Sears foi um dos motivos do sucesso inicial do NS

A rede norte-americana acreditou nos jovens diretores do jornal.

E ganhou confiança quando confirmou que a tiragem informada era a correta. Provavelmente deixaria de anunciar caso o número de exemplares informado fosse menor.

A rede Sears tinha um slogan: “Satisfação garantida ou o seu dinheiro de volta”. A rede permanece forte nos Estados Unidos.

Diário há 30 anos

Domingo, 12 de junho de 1988 – ano 31, edição 6777

Educação – Evasão de professores ameaça ETE Lauro Gomes de Almeida, de São Bernardo.

Apae de Ribeirão Pires ganha computador e aperfeiçoa tratamento.

Seu Orçamento (Luís Nassif) – Constituinte discutirá benefícios da Previdência.

Cultura & Lazer – Os ecos das novas e velhas bossas. 

Número crescente de cantores, compositores, instrumentistas e arranjos brasileiros têm encontrado no Exterior mercado cada vez mais aberto.

Mesmo assim, esse prestígio não tem revertido em vendas expressivas de discos, segundo as gravadoras.

Cf. reportagem de Antonio Prada.

Personagem do Futebol – Leão, de goleiro vencedor a técnico. Classificou o São José para um dos quadrangulares finais do Paulistão, após bater o Santo André, no Bruno Daniel, por 4 a 3. 

Cf. entrevista concedida a Edélcio Cândido.

Comentário – Trajetória elogiável apesar de polêmica.

Cf. texto de Divanei Guazzelli. 

Em 13 de junho de...

1918 – Constituída a primeira diretoria da Sociedade São Vicente de Paula de São Caetano: presidente, José Mayar; tesoureiro, Fausto Luiz Pina; secretário, Álvaro dos Santos. 

As reuniões serão às quintas-feiras, na matriz local (hoje a Matriz Velha, do bairro Fundação).

Na instalação da Sociedade São Vicente de Paula de São Caetano estiveram presentes as várias conferências do Conselho Particular do Brás, entre as quais as dos bairros Pari e Penha.

A guerra. Do noticiário do Estadão: após três dias de combates, os alemães avançam entre Oise e o Matz, na França.

1973 – Os pesquisadores Wanderley dos Santos e Miguel Antonio Falcetta comunicam à Prefeitura de Ribeirão Pires que a histórica capela do Pilar foi erigida em 1714. Um livro, lançado em 1974, detalhou a descoberta.

Santos do Dia

Antônio de Pádua e de Lisboa. Capa da revista Mensageiro da Paz, de junho de 1940, uma publicação dos Missionários de São Carlos.

Aquilina

Peregrino

Municípios Brasileiros

No Dia de Santo Antônio, muitos municípios celebram aniversários:

Em São Paulo, Adamantina, Cordeirópolis, Coroados, Guaratinguetá, Junqueirópolis, Macatuba (a Princesinha dos Canaviais), Marinópolis, Martinópolis, Mirassolândia, Ocauçu, Paraibuna, Pradópolis, Quatá, Rancharia, Santo Antônio da Alegria, Santo Antônio de Posse, Santo Antônio do Pinhal, Suzanópolis, Taiúva, Urânia

Na Bahia, Andorinha, Apuarema, Bom Jesus da Serra, Bonito, Cabaceiras do Paraguaçu, Caturama, Itabela, Itatim, Lagoa Real, Lajedo do Tabocal, Madre de Deus, Mirante, Mulungu do Morro, Muquém de São Francisco, Nova Fátima, Nova Ibiá, Novo Horizonte, Ourolândia, Quixabeira, São Domingos, São Félix do Coribe, São José da Vitória, São José do Jacuípe, Saubara, Serra do Ramalho, Serrinha, Sítio do Quinto, Varzedo e Xique-Xique. 

Em Minas Gerais, Caetanópolis, Mantena, Santa Bárbara e Santo Antonio do Aventureiro.

Em Tocantins, Darcinópolis.

No Piauí, Inhuma.

No Paraná, Lapa e Quitandinha.

No Rio Grande do Sul, Mata.

No Rio de Janeiro, Pinheiral e Santo Antônio de Pádua.

No Mato Grosso, Santo Antonio do Leverger.

Em Santa Catarina, Tijucas.

Em Pernambuco, Triunfo.

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;