Memória Titulo
A Santo André redescoberta
Por Ademir Medici
01/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Antonio Cardoso Leite Franco, dono da Fazenda Oratório e pai do (futuro) prefeito Saladino Cardoso Franco, ‘previne’ os invasores de sua fazenda.”

Fonte: ‘O Estado de S. Paulo’, 4-8-1909, em pesquisa de Maria Claudia Ferreira.

 

O que está acontecendo no Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa é algo inusitado na construção da Memória local. As pessoas são chamadas a conversar sobre memória (normal). Trazem fotografias (normal). Olham as imagens no telão de uma das antigas salas de aulas (bom!). E votam (novidade, feliz novidade). Todos participam da escolha das imagens que farão parte de uma grande exposição comemorativa a mais um aniversário oficial da cidade, no mês de abril de 2018 que apenas se inicia.

Coisa linda. São mais de 200 fotos selecionadas. Feliz dobradinha entre o museu e o blog da Maria Claudia Ferreira, esta verdadeira revelação na construção da Memória de Santo André. Algo que nos faz lembrar o início desta página Memória, 30 anos atrás.

 

VOLTA NO TEMPO

O primeiro museólogo formado do Grande ABC, Wilson Stanziani de Souza, dava a vida para tornar o Museu de Santo André uma realidade. E enviava fotos e mais fotos no nascimento deste espaço da Memória no Diário. Publicamos todas. Guardamos as cópias.

O tempo passou. O Museu de Santo André viveu novas fases. Houve um distanciamento não muito bem explicado entre este espaço e o Museu, cada qual seguindo seu caminho.

De repente surgem Claudia, Mayra Gusman de Souza (a nova comandante do museu), e esta exposição do abril que começa é a ponte de uma nova aliança museu-Diário. A Memória volta a sorrir, em especial porque a Santo André inteira participa, conforme os nomes perpetuados em pergaminho outro dia aqui publicado.

Que venha a exposição. Manteremos vocês informados.

 

CASA PUBLICADORA

“Rui Fernandes Morgado, participante do nosso blog, descobriu esta foto preciosa e antiga da Casa Publicadora Brasileira. Estou tentando saber a data.”

Cf. Maria Claudia Ferreira

 

Domingo de Páscoa

Entrega dos Santos Óleos às comunidades. Às 8h, dom Pedro Cipollini presidirá cerimônia na

Catedral do Carmo, em Santo André.

 

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 1º de abril de 1988 - ano 30, edição 6716

Manchete – Ministros querem adotar livre negociação salarial.

Política – Impossível acreditar em Sarney (presidente da República), afirmam prefeitos do Grande ABC.

Mauá – Aterro recebe lixo sem a análise de impacto ambiental.

Futebol – O técnico Roberto Corrêa assume mais uma vez o Esporte Clube Santo André, agora em substituição ao ex-jogador Coutinho.

 

Hoje

Dia do Trote

Dia da Mentira

 

Santos do Dia

Hugo de Grenoble. Francês. Faleceu em 1º de abril de 1132. Combateu a mentalidade que buscava um cisma na Igreja.

Teodora

Ludovico Pavone

 

Em 1º de abril de...

1918 – A guerra. Do noticiário do Estadão: a paz entre a Rússia e a Romênia.

1928 – Luiz Carlos da Fonseca e Castro nasce em São Paulo. Professor e músico, autor da música do Hino de Santo André.

1973 – Inaugurados em São Bernardo: segundo trecho da Avenida Prestes Maria, Posto de Puericultura do Jardim Farina e Grupo Escolar do Jardim Petroni.

1975 – Deputado estadual Osmar Ribeiro Fonseca propõe a criação e instalação de um hospital de clínicas no Grande ABC. Para a matéria, obtém 45 assinaturas. Era a semente do atual Hospital Mário Covas.

1978 – Inaugurada a Praça Morumbi, em Vila Pauliceia, São Bernardo.

1998 – Brasinca encerra atividades em São Caetano, depois de 48 anos.

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 1º de abril:

Em São Paulo, São Miguel Arcanjo (1889) e Arealva (1949)

Na Bahia, Caatiba, Fátima e Itarantim.

No Piauí, Hugo Napoleão.

Em Minas Gerais, São Lourenço.

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;