Internacional Titulo
Irã ameaça EUA se país leiloar objetos de arte iranianos
Por Da AFP
01/07/2006 | 17:44
Compartilhar notícia


O Irã ameaçou Washington com represálias se suas obras de arte nos Estados Unidos forem leiloadas para indenizar as vítimas dos atentados do grupo islamita Hamas em Israel em 1997.

"Se os Estados Unidos atentarem contra os bens do Irã para aplicar as decisões de seus tribunais, o Irã fará o mesmo", declarou Manuchehr Mottaki, ministro iraniano das Relações Exteriores.

Segundo o jornal americano Chicago Tribune, um juiz federal dos Estados Unidos decidiu contra a Universidade de Chicago numa questão sobre peças de arte da antiga Pérsia, em poder do centro docente e que os demandantes querem leiloar para indenizar as vítimas dos atentados do Hamas de 1997 em Jerusalém.

"É verdade que a decisão já foi tomada (pelos americanos) mas ainda não foi aplicada e, além disso, é um gesto cultural indecente por parte dos Estados Unidos", acrescentou Motakki.

Vários sobreviventes de um atentado suicida em 1997 em Jerusalém, no qual morreram cinco americanos, denunciaram o governo iraniano por seu apoio ao grupo islamita palestino e pediram indenizações.

As peças haviam sido emprestadas pelo governo do Irã à Universidade de Chicago nos anos 30 para a realização de pesquisas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;