De olho no transito Titulo
Dia Mundial das vítimas de acidentes de trânsito

A violência no trânsito mata no mundo anualmente quase 1,3 milhão de pessoas, fere e incapacita mais de 50 milhões

Por Cristina Baddini
13/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A violência no trânsito mata no mundo anualmente quase 1,3 milhão de pessoas, fere e incapacita mais de 50 milhões e é a causa principal de mortes de jovens na faixa etária dos 10 aos 24 anos. O acidente de trânsito é uma forma de violência que representa grave problema em nossa sociedade, pois o efeito destruidor que provoca sobre as pessoas e sobre as regras de convívio nas cidades interfere no tecido social, prejudica a qualidade das relações sociais, e contribui para o quadro da perda da qualidade de vida.

Causas
O acidente de trânsito acontece por conta de uma conjugação de fatores que interagem e resultam em uma fórmula explosiva: risco, aventura, displicência, desconhecimento, desobediência, impunidade, irresponsabilidade e, mesmo assim, é tido como uma fatalidade e considerado por muitos um acontecimento fortuito e não previsto. Entretanto, 100 brasileiros morrem todos os dias nessa guerra silenciosa resultado, em muitos casos, do excesso de velocidade e de fatores como álcool e drogas na direção.

Mobilização
Em outubro de 2005, a Assembléia Geral da ONU aprovou uma resolução conclamando todos os países a definirem o terceiro domingo do mês de novembro de cada ano como o dia dedicado à memória das vítimas da violência sobre rodas. Essa data foi concebida para garantir que haja mobilização e conscientização da sociedade para esta forma de violência e para confortar as centenas de milhares de parentes e amigos das vítimas que sofrem e sofrerão para sempre as consequências materiais, sociais, físicas e emocionais desses eventos trágicos.

O tema deste ano
Década de Ações para a Segurança no Trânsito. Este é o tema do quarto ano. E transmite o compromisso formal em torno de definição de políticas públicas e ações efetivas em prol da segurança no trânsito, da prevenção das mortes e dos traumas nas ruas e estradas de todo o mundo. Para participar basta divulgar seu apoio promovendo o banner da logomarca.

Desafio
- Alguns procedimentos podem salvar muitas vidas:
- Jamais dirija após ingerir bebidas alcoólicas - reconheça que seu ‘tempo de reação' ficará alterado;
- Não utilize drogas antes e nem durante a condução de veículos;
- Reduza a velocidade quando seu estado emocional estiver comprometido ou evite dirigir;
- Mantenha sempre distância de segurança em relação aos outros veículos;
- Utilize sempre e adequadamente os dispositivos de segurança;
- Faça revisões periódicas no seu veículo;
- Respeite a sinalização de trânsito;
- Evite colocar-se em uma condição causadora de acidente;
- Finalmente, considere que todo acidente pode e deve ser evitado. Seguindo estas regras com certeza você não vai se envolver em acidentes de trânsito e com isso vai preservar a sua vida e a de outras pessoas. Infelizmente não vemos em nossos governantes uma preocupação maior com o problema e nada fazem em nome de outras prioridades. Mas, lembre-se, a paz no trânsito é direito de todos e responsabilidade de cada um de nós.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;