Esportes Titulo
Gama busca o sucesso na Fórmula SP
Por André Battistini
Especial para o Diário
04/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Sucesso no kart, o piloto Renan Gama, de Santo André, começa a se dedicar a outra competição, a Fórmula São Paulo. O piloto de apenas 16 anos entra hoje na pista para a terceira etapa da competição, que começa às 15h em Interlagos.

Desde a temporada 2007, a Fórmula São Paulo, que é organizada pela Fasp (Federação de Automobilismo de São Paulo), se tornou a única categoria de fórmula que dá acesso para os pilotos que se graduam no kart.

Renan, que é apadrinhado por Vinicius Lossaco, pai do piloto Giuliano Lossaco (duas vezes campeão da Stock Car), havia fechado três patrocínios para a temporada. Porém, a crise internacional atrapalhou os planos do piloto, que acabou perdendo todos apoios e não pôde disputar a prova inicial.

Mas, às pressas, o piloto conseguiu mais três parceiros para participar da competição e marcou presença na segunda etapa no dia 8 de março, terminando na sexta posição pela equipe Phebem.

"O aprendizado na Fórmula São Paulo é muito grande, principalmente por causas das diferenças de acerto de carro em relação ao kart. É um sonho correr onde todos os seus ídolos já estiveram", disse Renan, que treinou apenas 20 minutos antes de sua primeira corrida na categoria.

Para buscar uma evolução na carreira, Renan se prepara para uma futura temporada na Europa. "Penso em correr na Fórmula 3 Inglesa, e tentar uma carreira na Europa, para quem sabe um dia chegar na Fórmula 1"afirmou o estudante do 1º ano do Ensino Médio, que possui diversas conquistas no kart, como o Campeonato Brasileiro de 2008.

Por trás do jovem piloto está o pai, Rômulo Gama, ex-piloto que correu 23 anos em categorias de marca. "Tento passar meus conhecimentos para que o Renan vença nessa carreira difícil que é o automobilismo. Pensamos na possibilidade de uma temporada para na Europa neste ano, mas no final achamos melhor segurá-lo aqui para que ele ganhe uma certa bagagem antes de ir para lá".

Além da Fórmula São Paulo, Renan pretende participar de uma etapa da Seletiva Petrobras de Kart, competição que reúne os melhores kartistas do país.

A Fórmula São Paulo é dividida em 10 etapas, que são disputadas sempre no Autódromo de Interlagos. O monoposto (tipo de veículo utilizado) da categoria pode atingir a velocidade máxima de 220 km/h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;