Política Titulo
Agora já são 27 os especialistas do Conselho Editorial do ‘Diário’
Por Do Diário do Grande ABC
12/12/2004 | 12:03
Compartilhar notícia


Mais sete membros do Conselho Editorial do Diário estão sendo anunciados neste domingo. Agora são 27 especialistas em diferentes atividades que integram a relação dessa inovadora instância de relacionamento deste veículo com a comunidade do Grande ABC. Nas duas rodadas anteriores foram anunciados 20 profissionais. A perspectiva é que até 20 de fevereiro pelo menos meia centena esteja oficialmente relacionada. A posse dos conselheiros está programada para a noite de 22 de fevereiro, no Teatro Municipal de Santo André, em festa que reunirá 450 convidados.

O Conselho Editorial é um dos pontos mais importantes do Planejamento Estratégico Editorial que o Diário está aplicando com vistas às comemorações de seu cinqüentenário de fundação, programadas para 2008. Outras iniciativas de cunho corporativo-redacional já estão sendo executadas.

A expectativa do Diário com a composição do Conselho Editorial envolve pelo menos dois desdobramentos: os leitores terão a possibilidade de capitalizar os conhecimentos específicos de profissionais das áreas mais relevantes de atividades humanas e os conselheiros terão a oportunidade de integrar-se em temários exclusivos que colocarão a regionalidade do Grande ABC como prioridade absoluta. Uma terceira vertente marcará o relacionamento mais estreito e sistemático entre os conselheiros e a redação do Diário em abordagens que exijam fontes especialmente confiáveis e densas de informação.

A característica em comum entre os conselheiros convidados, além das especificidades em suas respectivas atividades profissionais, é que todos têm atuação prevalecente no Grande ABC. A estrutura conceitual do Conselho Editorial está centrada na relevância da experiência de cada um dos titulares em questões que possam responder às demandas de qualificação da informação regional.

Os novos conselheiros são os seguintes:

Uriel Carlos Aleixo, mestrando no Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), é coordenador geral dos exames da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Grande ABC. É advogado militante desde 1990 e sócio-diretor do escritório Ochesenhofer Aleixo Advogados do Brasil. Também é professor contratado pela Uniban (Universidade Bandeirante de São Paulo), campus ABC, na disciplina de Direito Processual Penal.

Milton Bigucci é membro da Academia de Letras da Grande São Paulo, autor de vários livros, membro titular do Conselho Municipal de Emprego de São Bernardo, vice-presidente do Secovi (Sindicato das Empresas de Compra e Venda de Imóveis do Estado de São Paulo), membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo. É advogado formado pela USP (Faculdade de Direito de São Paulo). Também é diretor da Construtora M. Bigucci.

Valmor Bolan é professor universitário, sociólogo, radialista. Graduado em Filosofia no Brasil, em Mariologia e Teologia em Roma. Doutorado em Sociologia, avaliador do MEC desde a década de 80. É articulista semanal e autor de centenas de artigos científicos e de divulgação em jornais e revistas nacionais e estrangeiros. Desde 1973 ocupa cargos de gestor universitário, vice-diretor de faculdade, diretor de faculdade, diretor de curso, superintendente de campus e vice-reitor e reitor. Também atuou como orientador e membro de inúmeras bancas de mestrado e doutorado em instituições públicas e privadas de ensino superior.

Marcos Antonio Baradel é empresário e coordenador do Grupo de Ferramentaria do Arranjo Produtivo do Grande ABC, projeto da Agência de Desenvolvimento Econômico que conta com apoio técnico e financeiro do Sebrae-São Paulo. É sócio-diretor de três empresas (Ecus ABC, Ecus Usinagem e Ferramentaria e Ecus Injeção) que atuam nas áreas de ferramentaria, autopeças e transformação de plásticos. Aos 15 anos deu início a sua formação técnica no Centro de Formação Profissional da Volkswagen, coordenado pelo Senai. Formou-se técnico em ferramentaria e desempenhou a função por 14 anos na Volkswagen. Em 1987 passou de operário a empresário ao criar a Ecus com mais dois sócios. Como coordenador do Grupo de Ferramentaria da APL do Grande ABC, sua função é trabalhar para o desenvolvimento industrial da região, especialmente nas pequenas e médias empresas.

Sonia Lima é geógrafa, formada pela USP em 1976. Especializou-se em planejamento urbano e em saneamento ambiental. Funcionária licenciada da Emplasa (Agência Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo), é membro do Instituto de Cidadania e Desenvolvimento Humano Dignitas, presidente do Centro de Estudos de Saneamento Ambiental Água e Vida e diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bernardo.

João Carolino Ramos é empresário da construção civil há 15 anos. Proprietário da JCK Construtora e Incorporadora e João Carolino Projetos e Construções, é formado em Engenharia Civil e Matemática, com curso de especialização em estruturas de aço pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e curso d’Architecture e Urbanismo pela Université de Paris, Sorbonne. Professor da rede estadual de ensino, Senai e universitário por 12 anos, foi diretor da Associação da Criança Cidadã do Futuro e fundador do Rotary Clube Campestre. É diretor da Associação dos Amigos da Polícia Militar do Grande ABC. Também é maratonista.

Angelo Gaiarsa Neto é presidente da Gaiarsa & Associados, consultoria empresarial com mais de 100 clientes no Brasil e na Argentina, atuando nos últimos 15 anos como consultor em Tecnologia da Informação. Conferencista e articulista, tem colaborado na imprensa especializada. Contabilista e administrador de empresas, possui vários cursos de especialização no Brasil e no exterior. Vivenciou todas as fases da informática no Brasil, desde os anos 1970. Foi pioneiro na implantação de novas tecnologias nas empresas onde prestou serviços. Rotariano há 14 anos, tem prestado serviços como dirigente de diversas entidades ligadas ao Rotary Clube de Santo André, instituição que preside no biênio 2004-2005.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;