D+ Titulo Universo
Mundo geek marca presença
Por Tauana Marin
Diário do Grande ABC
01/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Arte, cinema, literatura, séries, HQs, desenhos animados, videogames, RPG, card games e tudo relacionado à cultura pop. Assim é o universo geek, onde há centenas de fãs. E todo artigo relacionado a esse mundo faz a cabeça de pessoas de todas as idades. O Grande ABC não está de fora do segmento, e várias lojas fazem a diversão dessa galera.

A estudante Soraia Souza de Azevedo, 16 anos, sempre que pode investe em camisetas com as séries e livros que gosta. “Adoro assistir a Game Of Thrones e ler as edições de Harry Potter, por isso tenho roupas com essas estampas. Como acaba sendo mais caro do que as roupas comuns, junto dinheiro ou peço de presente. Hoje é mais fácil encontrar esses itens na região. Mas já fui para São Paulo atrás de algumas coisas que não encontrei”, conta a moradora de Mauá.

O aluno do 1º ano do Ensino Médio Lucas Henrique Andrade da Rocha, 15, de Santo André, acredita que ser geek “significa viver diretamente conectado com o mundo dos quadrinhos, filmes de herói e dos games, além de consumir os produtos dos personagens preferidos”. Na sua lista de compras estão os filmes e as séries de heróis. “Hoje é muito fácil encontrar produtos geeks nas lojas do (Grande) ABC, é uma tendência que caiu no gosto popular e só crescerá ao longo dos anos. Só recorro a outros locais se o preço for menor ou se o produto é somente encontrado em sites.”

Há uma década de portas abertas, a Animafia Geek Store, localizada em Santo André, atrai os olhares pela vitrine cheia de HQs, mangás, bonecos, almofadas. “Temos desde de botons (R$ 2), até bonecos de R$ 700, em média. Apesar de o grande público ser jovem, essa cultura atrai a todas as idades”, comenta Guilherme dos Santos, proprietário do estabelecimento. Com 26 anos ele também é fã dos artigos geeks.

Outra loja focada nesse universo é a Fúria Animes, de São Bernardo. Voltada aos artigos japoneses, os DVDs das animações são os grandes atrativos da loja. “Os clássicos não se assite na TV aberta. São relíquias, e quem gosta de verdade não deixa de comprar”, enfatiza o sócio do estabelecimento, Paulo Ricardo, 28. “Esse segmento cresce ano a ano.”

Há cinco anos em Santo André, outra loja do segmento é a Beraldini. O foco são os produtos personalizados. “Fazemos muitos porta-chaves, camisetas, chinelos, quadros de personagens de heróis, por exemplo. É algo que tem crescido e muitas pessoas curtem esse universo, e, por isso, querem ter produtos”, assinala a vendedora Edna Beraldini.

Eventos grandiosos como Comic Con (em dezembro) e Brasil Game Show (com início no dia 11) também acabam favorecendo o setor a cada edição, atraindo mais adeptos. Um deles é o pessoal da loja McFly, de Santo André, que marcará presença nos dois eventos. “Esse mundo é para aquelas pessoas que colecionam, estudam, assistem a suas paixões. Bonecos Os Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball são os grandes sucessos da loja, tanto as estátuas como os articulados”, diz o vendedor Rafael Loureiro, 24, também ligado no mundo geek. Devido ao crescimento da procura, a unidade marca presença na região há uma década, e já passou por Mauá e São Caetano. E você, curte?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;