Internacional Titulo
Paquistão reforçará arsenal atômico, diz Musharraf
Da AFP
19/03/2005 | 10:58
Compartilhar notícia


O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, afirmou neste sábado que o país reforçará seu arsenal atômico, ao mesmo tempo em que o exército paquistanês lançou com êxito um míssil de teste com capacidade nuclear de longo alcance, do tipo Shaheen 2 terra-terra.

Dotado com um motor de tecnologia avançada, o míssil é capaz de transportar uma carga convencional ou nuclear a 2 mil km.

Segundo nota do exército, o Paquistão avisou a Índia, vizinho e rival nuclear, de que executaria o lançamento, de acordo com as medidas de reforços da confiança mútua aplicadas entre os dois países.

O Paquistão insiste que seus testes não significam que o país pretende enviar uma mensagem indireta à Índia, sobretudo agora que os dois governos estão comprometidos em um processo de paz que pretende resolver seus conflitos, especialmente sua luta territorial pela Caxemira.

As autoridades indianas ainda não reagiram ao teste paquistanês deste sábado.

O porta-voz do ministério paquistanês das Relações Exteriores, Jalil Abas Jilani, afirmou que o teste não afetará o diálogo com a Índia. "É um teste de rotina. Não mudará nada no processo de diálogo", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;