De olho no transito Titulo
Pegada de Carbono

É o impacto ambiental do consumo, ou seja, o gasto de eletricidade, combustível do deslocamento de carro, de avião etc

Cristina Baddini
09/10/2009 | 00:00
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É o impacto ambiental do consumo pessoal de cada um de nós, ou seja, o gasto de eletricidade, combustível do deslocamento de carro, de avião etc.

Em Curitiba, 2 de outubro, no último dia do Congresso da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) 80 pessoas plantaram árvores nativas no campus da Universidade Positivo para reflorestar a mata ciliar do córrego local por conta da preocupação com a pegada de carbono produzido pelo evento.

Como funciona
O aquecimento global é uma realidade. A temperatura média da atmosfera está subindo e essa mudança provoca imenso transtorno no planeta; as calotas polares derretem, o nível dos mares sobe e ocorrem inundações. O aquecimento global aumenta a intensidade das tempestades e cria tornados e outros fenômenos climáticos.

O Sol aquece a atmosfera da Terra todos os dias. Esse calor chega à superfície do planeta, bate e volta para o espaço. Parte dele fica presa. É bom, mas isto se torna um problema quando muito calor permanece na atmosfera.

Um dos elementos que mais prendem calor na atmosfera da Terra é o carbono, especificamente na forma de dióxido de carbono. E isso ocorre por causa de nossas atividades. Quando o petróleo, gasolina, diesel e gás natural são queimados, o carbono é lançado na atmosfera. Portanto, quando viajamos emitimos carbono.

As árvores entram na história porque absorvem o carbono e devolvem para nós na forma de oxigênio. Porém, cada vez que cortamos mais árvores para fabricar papel, móveis ou quando abrimos clareiras para criar gado, reduzimos a ajuda natural para retirar o carbono do ar.

Pegada verde
Os cientistas desenvolveram métodos para calcular a quantidade de carbono que cada pessoa utiliza no dia a dia. E, ao computar essa contribuição individual, é possível escolher maneiras de neutralizá-la. Cada um quilômetro que voamos emitimos 180 gramas de dióxido de carbono. Então, quem viajou 5.000 quilômetros produziu quase uma tonelada de dióxido de carbono.

Quem tem um carro pequeno e roda até 12 quilômetros por litro emite mais de 2 quilos de dióxido de carbono por litro de gasolina usado. É só fazer as contas quanto emitimos ao longo de um ano. E com a eletricidade emitimos em média 600 gramas de dióxido de carbono por kWh. O objetivo é chegar o mais perto possível do nível de emissões zero.

É claro que não conseguimos zerar as emissões de mais de 1.000 pessoas viajando, mas já foi um bom começo a simples preocupação com as emissões do evento realizado. Se todos agissem assim, salvaríamos o planeta. Há muitas maneiras de ser ecologicamente correto que não demandam grande investimento de dinheiro nem tempo ou esforço.

Os voos de curta distância emitem muito mais carbono por quilômetro, graças ao alto volume de energia necessário para a decolagem e aterrissagem. Portanto, em linhas gerais, para viagens até de 1.000 quilômetros, opte pelo carro, só a partir disso pense no avião. Penso que todos devemos nos colocar uma cota de carbono dentro da qual podemos nos virar para viver. Só assim poderemos fazer nossas escolhas e compensações com a consciência limpa e tranquila.




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