Setecidades Titulo Greve geral
Atos na região bloqueiam vias e paralisam transportes

No geral, protestos contra reformas da
Previdência e trabalhista foram tranquilas

Caroline Garcia
Marilia Montich
Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
29/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


 Líderes sindicais, trabalhadores e estudantes foram às ruas do Grande ABC ontem, já na madrugada, a fim de protestar contra as reformas da Previdência e trabalhista propostas pelo governo Michel Temer (PMDB). Os atos paralisaram transporte público, deixando terminais de ônibus e estações de trem vazios (leia mais na página 2), bloquearam vias e afetaram serviços.

Na Avenida dos Estados, em Santo André, a manifestação começou por volta das 5h, reunindo cerca de 100 pessoas, entre integrantes da Força Sindical e estudantes da UFABC (Universidade Federal do ABC). O grupo interditou os dois sentidos da via, na altura da Avenida do Oratório (onde recentemente ponte cedeu devido às fortes chuvas). No sentido Capital, cones e cavaletes da Prefeitura foram incendiados. Houve congestionamento.

Princípio de confronto foi registrado. A PM (Polícia Militar) foi acionada e chegou a lançar bombas de gás lacrimogêneo em direção aos manifestantes, o que gerou clima de tensão. O trânsito foi liberado, no sentido Mauá, às 6h20. E pouco mais de uma hora depois a pista foi aberta para quem seguia à Capital.

Em São Caetano, por volta das 5h, o Sindicato dos Metalúrgicos já se posicionava em frente à portaria 4 da fábrica da GM (General Motors), na Avenida Goiás. A promessa era bloquear a via, o que não aconteceu. “Não queremos bagunça”, ponderou o secretário-geral do sindicato, Cícero Marques da Costa, segundo o qual a paralisação teve 100% de adesão nas empresas do município.

Manifestantes fecharam parcialmente a entrada da Rodovia Anchieta para o Riacho Grande, em São Bernardo. O Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos de São Bernardo), em conjunto com moradores, obstruiu a via por cerca de duas horas, entre 6h e 8h.

Em Mauá, integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) bloquearam por quase uma hora os dois sentidos do Rodoanel, próximo à Avenida Jacu-Pêssego, ateando fogo a pneus. Policiais militares dispersaram o movimento com bombas de gás lacrimogêneo.

“Se não formos às ruas, se não assumirmos esse tipo de luta radicalizada, não reverteremos o processo de retirada de direitos”, avaliou a professora estadual e militante da Organização Espaço Socialista Iraci Lacerda, 44 anos.

O estudante Olavo de Oliveira, 22, defendeu as mudanças por meio de ações populares. “Tenho medo de ter meus direitos tolhidos no futuro.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;