Setecidades Titulo
Ecovias começa em maio replantio em canteiros da Anchieta-Imigrantes
Por Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
29/04/2005 | 11:32
Compartilhar notícia


A Ecovias inicia em maio o plantio de mudas nos canteiros das rodovias Anchieta e Imigrantes. O trabalho integra o projeto de reflorestamento das áreas verdes agredidas durante as obras de construção da pista descendente da Imigrantes, conhecida como nova Imigrantes. Desde julho do ano passado, a concessionária que administra o sistema tem investido na recuperação de 266 hectares de vegetação. Ao todo, serão plantadas 440 mil mudas de 40 espécies nativas da Mata Atlântica.

De acordo com o assessor de Meio Ambiente da Ecovias, Artaet Martins, a recuperação vai abranger vários trechos do sistema e custará R$ 5 milhões (entre mão-de-obra e compra das mudas). O plantio é resultado de um acordo com o Instituto Florestal, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Até agora, 120 mil mudas foram plantadas com a recuperação de 90 hectares. A concessionária espera finalizar o reflorestamento até o fim de 2006.

Os trechos do Planalto ficaram para a etapa final porque dependiam da demolição das construções que serviram de moradia aos operários que trabalharam na construção da nova Imigrantes.

Compensação – Além da recuperação da área verde, a concessionária também investirá outros R$ 14 milhões em projetos voltados ao Meio Ambiente. “Esse valor é referente aos 4% que nos cabe como compensação aos danos causados à Mata Atlântica, decorrentes da construção da pista”, explica Artaet Martins.

Parte do valor será destinado aos trabalhos ministrados pelo Instituto Florestal. Outra parte para vai para a construção de habitações populares com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). As moradias serão construídas no Litoral Paulista. Martins não informou quando as obras devem ser concluídas.

Após a recuperação total da mata, a Ecovias ainda deve monitorar o plantio por 36 meses. “A idéia é conseguirmos manter a plantação homogênea em todo o sistema. Por esse motivo optamos por espécies nativas.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;