Internacional Titulo
Rússia reconhece governo rebelde
01/09/2011 | 04:18
Compartilhar notícia


O governo russo reconheceu oficialmente nesta quinta-feira o Conselho Nacional de Transição (CNT) como autoridade legítima da Líbia. A decisão foi tomada de movimentos similares feitos pelos EUA e vários outros países. O anúncio russo surge também no mesmo dia em que a França sedia conferência com vários países para traçar planos de reconstrução da Líbia pós-Kadafi. "A Federação russa reconhece o Conselho Nacional de Transição como única autoridade líbia e apoia seu programa de reformas, que inclui o desenvolvimento de nova constituição, realização de eleições gerais e formação de um novo governo", disse um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

Moscou se absteve da resolução da ONU de criar uma zona de exclusão na Líbia, a qual permitiu que uma ação militar ocidental fosse aplicada contra o ditador Muamar Kadafi. Além disso, o governo russo mostrou-se várias vezes descontente com as ações da Otan, acusando-a de gera um guerra civil no país. Porém, a mudança de postura de Moscou possivelmente esteja relacionada ao risco de o país perder bilhões de dólares na venda de armas e contratos de energia na Líbia. É que os rebeldes disseram que darão prioridade aos países que os têm ajudado na derrubada de Kadafi. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;