Internacional Titulo
Analistas: Chirac tem poucas chances de ganhar o Nobel da Paz
Do Diário OnLine
Com AFP
10/08/2003 | 12:55
Compartilhar notícia


As possibilidades de o presidente da França, Jacques Chirac, ganhar o prêmio Nobel da Paz de 2003, para o qual foi indicado por três personalidades costarriquenses, são ínfimas, segundo estimam os analistas noruegueses. Eles destacam que a oposição do presidente francês à guerra no Iraque não faz dele um pacifista declarado.

"As chances de Chirac são mínimas", afirmou Stein Toennesson, diretor do Instituto de Investigações para a Paz em Oslo (Prio), que acredita que o laureado será alguém menos implicado, de um lado ou do outro, na complicada crise iraquiana.

Para Toennesson, o chefe de Estado francês não tem suficientes "façanhas" no campo da paz. "A posição de Chirac na crise iraquiana estava estreitamente vinculada a interesses nacionais e não especificamente a um desejo de paz. E observando-se sua carreira, percebe-se que não há rastros de um compromisso contínuo pela paz", explicou.

Entretanto, se o chefe de Estado francês parece realmente já fora da competição, nenhum outro candidato se impõe verdadeiramente a dois meses do anúncio do novo laureado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;