Setecidades Titulo
Instituto Fernand Braudel inaugura ciclo de debates
Do Diário do Grande ABC
15/03/2005 | 13:37
Compartilhar notícia


Nesta terça-feira o Conselho Editorial do Diário inaugura o Ciclo de Debates com o diretor do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, jornalista Norman Gall. A palestra começará às 17h no Pampas Palace Hotel, em São Bernardo, e além dos 101 conselheiros participarão agentes públicos, sociais e econômicos com atuação na região. O tema central do debate será a experiência do Instituto em tirar jovens da periferia da situação de risco com a valorização dos talentos.

Dentre os projetos a serem destacados por Norman Gall está o Círculo de Leituras, que foi introduzido em escolas públicas na periferia de São Bernardo, Diadema e São Paulo em 2000. A expectativa do Diário com o tema que vai abrir o ciclo é mostrar aos conselheiros e convidados a extensão da dívida social, além do país que tem nas regiões metropolitanas graves problemas de exclusão.

O diretor do Instituto Braudel descobriu inúmeros jovens com potencial nas escolas, mesmo naquelas atingidas pelo vandalismo e violência. Esses talentos são treinados para desenvolver debates com outros adolescentes a partir da leitura de clássicos como Shakespeare, Homero entre outros. Nos encontros semanais são feitas leituras e debates em torno das obras.

Com apoio de empresas como a Basf e a General Eletric e a parceria com a secretaria estadual da Cultura, o Instituto expandiu o Círculo de Leituras para 21 escolas estaduais e duas bibliotecas municipais em São Bernardo, Diadema e São Paulo. Cinco bibliotecas escolares foram inauguradas com equipes de jovens voluntários, participantes do projeto.

O Projeto Círculos de Leitura do Instituto Fernand Braudel começou há quatro anos na Escola Municipal da Conforja, na periferia pobre e violenta de Diadema. O grupo inicial de 20 alunos cresceu para os atuais 1,4 mil jovens entre 12 e 19 anos.

O contraponto que o debate deverá estimular é a permanente viabilidade de recuperação de um estrato da população mais duramente atingido pelos índices de criminalidade. Morrem no Brasil por ano 180 jovens de 18 a 24 anos para cada 100 mil habitantes, enquanto nos Estados Unidos o índice é de apenas 6 por 100 mil.

Especialização – O Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial desenvolve pesquisas sobre a sociedade, focadas principalmente nas questões da violência e de políticas públicas. Presidido pelo embaixador Rubens Ricupero, a organização tem parcerias com a iniciativa privada. Norman Gall, nasceu em Nova York e mora no Brasil desde 1977. Conduziu pesquisas sobre a América Latina para a American Universities Fiel Staff no Peru, Venezuela, República Dominicana, Colômbia, Bolívia, Chile e Brasil.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;