Economia Titulo
Bush indica Paul Wolfowitz para a presidência do Banco Mundial
Da AFP
16/03/2005 | 13:25
Compartilhar notícia


O presidente George W. Bush indicou o nome de seu subsecretário da Defesa, Paul Wolfowitz, para assumir a presidência do Banco Mundial, em substituição a James Wolfensohn, que deixará o cargo em junho, depois de dez anos à frente da instituição.

Em entrevista nesta quarta-feira, Bush disse já ter telefonado para outros dirigentes do banco para comunicá-los sobre sua escolha. "Paul é um bom homem, tem coração", declarou.

Tradicionalmente, os americanos elegem o presidente do Banco Mundial, enquanto os europeus escolhem o comandante do FMI (Fundo Monetário Internacional), segundo um acordo informal em vigor desde a criação das instituições financeiras.

Paul Wolfowitz, 61 anos, é considerado líder do setor neoconservador do governo republicano. É visto também como um dos principais artífices da guerra no Iraque e da estratégia defendida por George W. Bush de democratização do Oriente Médio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;