Economia Titulo
Superpoço tem mais óleo que a soma de todas as reservas
Do Diário do Grande ABC
30/10/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


A ANP (Agência Nacional de Petróleo) informou ontem que a reserva de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, pode conter mais petróleo do que a soma de todas as reservas já comprovadas no País. O volume de óleo recuperável em Libra pode chegar a 15 bilhões de barris. Atualmente, as reservas brasileiras somam 14 bilhões de barris. O maior poço já descoberto na plataforma continental até agora foi o de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, com reservas estimadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris.

Segundo a ANP, Libra fica em bloco de propriedade da União e foi auditado pela certificadora Gaffney, Cline & Associates. A certificadora avaliou que o volume recuperável pode variar entre 3,7 bilhões e 15 bilhões de barris, sendo mais provável a possibilidade de extração de 7,9 bilhões de barris.

O poço situa-se a 183 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, sob 1.964 metros de lâmina d'água e a 5.400 quilômetros de profundidade. "A profundidade final prevista, de cerca de 6.500 metros, é estimada para ser alcançada no início de dezembro próximo", informou a ANP




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;