Cultura & Lazer Titulo
Livro sobre a Favela Naval é lançado na Metodista
Elaine Granconato
Da Redaçao
19/09/2000 | 00:29
Compartilhar notícia


A Universidade Metodista de Sao Paulo, em Sao Bernardo, serviu segunda à noite de palco para o lançamento no Grande ABC do livro O Caso da Favela Naval, assinado pelo jornalista do Diário Sérgio Saraiva, 47 anos, e o promotor criminal José Carlos Guillem Blat, 37. A obra, um documento histórico do caso que teve ampla divulgaçao nacional e até mesmo internacional, retrata as cenas de violência e morte protagonizadas por policiais militares de Diadema.

Entretanto, antes do lançamento na regiao, os autores realizaram a primeira noite de autógrafos na semana passada, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, em Sao Paulo. O livro, que possui 240 páginas e foi editado pela Contexto, já pode ser encontrado nas livrarias do Grande ABC por R$ 29.

A próxima noite de autógrafos será realizada sexta-feira, a partir das 19h, na Biblioteca Central, que fica localizada no Centro Cultural de Diadema (rua Graciosa, 300).

Cenas - A obra conta, minuciosamente, o crime ocorrido em 31 de março de 1997, quando foi morto, com um tiro nas costas, o conferente Mário José Josino, executado por um policial militar.

O caso ficou conhecido, inclusive internacionalmente, depois de as cenas de arbitrariedades cometidas nas madrugadas de 3, 5 e 7 daquele mês, que mostraram policiais militares espancando moradores da favela de Diadema, serem levadas ao ar pelo Jornal Nacional, da Rede Globo. As imagens foram gravadas pelo cinegrafista free lancer Francisco Romeu Vanni, o Pica-Pau.

Além dos fatos já conhecidos do público e do telespectador, o leitor terá acesso a todos os bastidores do trágico episódio, ocorrido há três anos no Grande ABC. Os autores mostram de que forma a polícia queria proceder para arquivar o processo, a fim de livrar os culpados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;