Economia Titulo
Petrobras admite defasagem no preço do gás no mercado interno
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
09/11/2006 | 11:15
Compartilhar notícia


A Petrobras divulgou nota confirmando que o preço do gás natural está defasado no mercado interno, como conseqüência do "desequilíbrio" entre a oferta e o crescimento da demanda pelo produto.

Na nota, a estatal explica que durante o período de 2003 a 2005 manteve estáveis os preços para as distribuidoras, "o que significa dizer que não repassou os reajustes ocorridos no preço do gás da Bolívia".

Por conta dessa defasagem de preços, o consumo vem sendo estimulado e crescendo em torno de 17% ao ano, "uma das maiores taxas do mundo".

Apesar desse crescimento, a Petrobras garante que não há risco de abastecimento e que "a partir de 2008 aumentará progressivamente a oferta no mercado interno".   

Atualmente, a estatal importa da Bolívia cerca de 26 milhões de metros cúbicos diários de gás natural. O volume é pouco mais do que a metade do consumo nacional do produto e atende, principalmente, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;