Economia Titulo
Lojas da Jurubatuba investem nas promoções
William Glauber
Do Diário do Grande ABC
23/10/2005 | 07:46
Compartilhar notícia


A poluição visual das fachadas de lojas da rua Jurubatuba, em São Bernardo - ponto de referência do comércio moveleiro na região -, anuncia boas oportunidades de compra para clientes com gostos e bolsos variados. Faixas, banners e toldos destacam liquidação, bota-fora, promoção, queima de estoque e até leilão de móveis. As ofertas pipocam e os descontos podem chegar a quase 60% do valor das mercadorias.

Essa é a estratégia dos lojistas para liquidar as mercadorias de pronta-entrega em estoque, os móveis expostos e também desovar as peças com baixo giro de venda. Ao queimar os produtos, os comerciantes apresentam novas linhas aos consumidores que pretendem comprar sob encomenda em outubro e novembro, com entrega programada para dezembro, pouco antes das festas de fim de ano.

O empresário do setor moveleiro e ex-presidente da extinta Acamad (Associação Comercial dos Lojistas Moveleiros e de Decoração da Rua Jurubatuba), Mohamede Jarouche, explica que entre outubro e dezembro as vendas sobem 25% em relação aos outros meses do ano, devido às promoções com desconto médio entre 30% e 50%. "Nesses meses, arrematamos também mais barato na indústria para vender mais barato. A gente entra janeiro com linha nova de produtos."

Além das negociações entre lojistas e fabricantes, pontos de venda da Jurubatuba também apresentam vantagens de preço frente aos estabelecimentos de shoppings. Segundo Jarouche, lojas de móveis necessitam de espaço para exposição das mercadorias, e em shoppings o custo do aluguel encarece os produtos. "Cliente quer bom preço. Muitos começam a pesquisar em shoppings e acabam comprando aqui", diz Jarouche. Segundo lojistas, a rua recebe compradores da Baixada Santista, Capital e interior.

Na Attualitá, uma faixa anuncia em letras garrafais descontos de até 59% em móveis rústicos. A gerente Luciana Jardim conta que os clientes encontram boas promoções em mercadorias de pronta-entrega. "Investimos muito nos estoques e, por isso, o consumidor vai ter de comprar justamente o que tivermos lá", explica. "Se tivermos apenas uma peça na cor mel, e não cedro, ele só poderá levar aquela", acrescenta a gerente. No entanto, a situação é vantajosa para o consumidor porque a mercadoria pode receber descontos.

A Canun também confirma as boas oportunidades de compra de fim de ano oferecidas nas lojas da Jurubatuba. "As promoções acontecem durante o ano todo, mas temos mais poder de fogo em outubro e novembro, quando damos início à renovação das linhas em exposição", explica o vendedor José Marcos Bertozo. Na Canun, os descontos podem chegar a até 45% do valor da peça.

Uma sala completa, com mesa de centro, estante e sofás em couro na cor branca, foi vendida na Canun, após negociação, por R$ 3.950 - bem abaixo dos R$ 5.580, preço original. "A choradeira sempre existe, mas temos um limite nos descontos. Quando vem comprar móvel, o cliente já tem uma idéia formada de preço", explica Bertozo.

A Dellanno, especializada em cozinhas planejadas, anuncia promoção nos meses finais do ano. A loja oferece todas as linhas de cozinha, com descontos de 20%, parceladas em até dez vezes. "O último trimestre é uma época muito boa. Estamos com essas promoções especiais para alavancar as vendas", destaca a gerente Simone Barakat.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;