Política Titulo Interferência
Para Dib, decisão de Serra
altera o cenário regional

Coordenador regional da sigla projeta ampliar debate sobre
alianças; inclusão 'favorece diálogo com todos os partidos'

Por Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
28/02/2012 | 01:11
Compartilhar notícia


A decisão do ex-governador José Serra em disputar a prefeitura de São Paulo foi um dos assuntos mais comentados na reunião da coordenação regional do PSDB, ontem à noite, em Diadema. Dos sete diretórios do partido no Grande ABC, a única ausência foi a do presidente da legenda em São Bernardo, Admir Ferro.

O coordenador regional da sigla, deputado federal William Dib, avalia que o pleito na Capital, com a inclusão de Serra entre os postulantes, reflete nacionalmente a possibilidade de novas alianças. "Existe a perspectiva de novos aliados, o que pode refletir também na região. Favorece o diálogo com todos os partidos, menos com o PT, obviamente", considerou.

A participação de Serra no processo eleitoral da Capital pode aproximar o PSD dos tucanos. Principal liderança da nova sigla, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, apesar do alinhamento com o PT, já declarou que apoiará Serra se ele for candidato.

Adotando discurso de respeito à autonomia dos diretórios locais, Dib afirmou que entre março e junho a coordenação tucana realizará encontros mensais para debater exclusivamente as alianças políticas que o partido pode consolidar até 30 de junho, prazo final determinado pela Justiça Eleitoral para as convenções partidárias.

A reunião não apresentou nenhuma diretriz nova em relação às disputas no Grande ABC. "Estamos discutindo estratégia eleitoral. A decisão de quem é candidato e que tipo de aliança vai fazer cabe ao diretótio municipal. O meu papel como coordenador será de apoiar e colaborar com o que for preciso", justificou Dib.

A única novidade apresentada na noite foi o site da coordenação, que está em fase de testes e será lançado oficialmente em dez dias. O portal será abastecido com informações sobre os diretórios municipais e vereadores, além de notícias sobre o partido e acesso para interação com as redes sociais.

PRÉVIA EM SÃO BERNARDO

Se na costura regional o PSDB busca fortalecer o quadro de alianças, em São Bernardo o cenário político foi sacudido pela definição do diretório local de realizar prévias para definir o postulante ao Paço.

As incrições começaram na sexta-feira e vão até o dia 5, com a eleição interna marcada para o dia 25. Entre os candidatos à vaga na cidade, Admir Ferro foi o primeiro a se programar, encaminhando à executiva municipal ofício pedindo para ser indicado para a disputa.

De acordo com o edital das prévias, os interessados devem ser indicados pela executiva ou por 10% dos filiados.

Dib disse que está avaliando se participará do processo. O parlamentar não se mostra favorável à realização da plenária. Apesar disso, afirmou que não vai interferir. "Esta é uma decisão soberana do diretório."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;