Economia Titulo
Estrangeiros querem investir em refinarias no país
Por Do Diário do Grande ABC
15/02/2000 | 11:20
Compartilhar notícia


A Agência Nacional do Petróleo (ANP) foi procurada por empresários estrangeiros que pretendem construir duas refinarias em parceria com empresas nacionais nos Estados do Espírito Santo e Pernambuco. Cada uma delas teria a capacidade de refino de pelo menos 200 mil barris por dia. "Fomos apenas sondados por esses empresários, ainda é muito cedo para se saber se elas serao mesmo aprovadas e construídas" disse Luiz Horta Nogueira, diretor da ANP que está em Londres.

Uma das metas da ANP no longo prazo é o de estimular a construçao de novas refinarias no país e diminuir o controle da Petrobras no setor. Um estudo recente dos professores Célio Bermann e Osvaldo Stella Martins mostra que o país precisa de novas refinarias.

A situaçao é mais grave no caso do diesel, pois a capacidade de produçao é de 478 mil barris/dia, mas o consumo é de 567 mil barris/dia, 18,6% maior do que a oferta interna. A Petrobras, que detém praticamente o controle absoluto do refino - cerca de 98% - nao planeja construir novas refinarias. "Essa é uma área nevrálgica a ser resolvida", disse Nogueira. "Mas poderemos ter novidades importantes nessa área ao longo do ano. As margens de lucro de refino estao se recuperando e a pressao pela construçao e renovaçao das refinarias é crescente." Atualmente, apenas uma nova refinaria privada foi aprovada pela ANP para ser construída no Ceará, pelo grupo alemao Thyssen. Os diretores da ANP afirmam também que muitos empresários estrangeiros estao interessados em fazer parcerias com a Petrobras para a renovaçao e ampliaçao das refinarias existentes no país. Segundo analistas do setor, a construçao de uma refinaria requer investimentos de, no mínimo, dois bilhoes de dólares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;