Nacional Titulo
MST faz protesto no Recife sábado
Do Diário do Grande ABC
21/04/2000 | 14:34
Compartilhar notícia


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra em Pernambuco (MST-PE) se prepara para fazer um grande protesto sábado pela manha no Recife, marcando os 500 anos de descobrimento do Brasil. O movimento confirmou a manifestaçao mas nao deu detalhes de onde e como ela ocorrerá. O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) também promete a invasao de um terreno na regiao metropolitana do Recife neste sábado, além de engrossar a manifestaçao dos sem-terra.

No início da semana o MST fez - de acordo com o movimento - 77 ocupaçoes em todo o Estado, com a participaçao de mais de 10 mil pessoas. Entre as áreas invadidas encontravam-se cinco engenhos da Usina Catende, na zona da mata, que está sob o controle de trabalhadores rurais desde 1995, quando a empresa faliu. O ato foi repudiado pela Federaçao dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape) que acusou a atitude do MST de " divisionista e equivocada". Uma açao de reintegraçao de posse garantiu a saída dos invasores quinta.

Os trabalhadores rurais têm garantido o funcionamento da usina e trabalho para 2 mil canavieiros e iniciaram um programa agrícola de diversificaçao de culturas. Eles reivindicam a posse da usina na Justiça como pagamento às indenizaçoes até hoje em débito. O MST quer que todos os 53 engenhos da Usina Catende sejam desapropriados pelo Incra, para assentamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;