Cultura & Lazer Titulo
Paraná inaugura maior museu da América Latina
Por Da Agência Brasil
22/11/2002 | 12:58
Compartilhar notícia


Será inaugurado nesta sexta-feira, em Curitiba, o NovoMuseu. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, 95 anos, o maior museu da América Latina tem área construída de 33 mil metros quadrados em dois edifícios que reúnem dez salas para exposições, livraria, lojas, pátios, restaurante, bar e auditório, e consumiu investimentos de R$ 50 milhões.

O NovoMuseu foi construído no espaço projetado por Niemeyer, em meados da década de 60, para abrigar o edifício Castello Branco — que inicialmente seria um instituto de educação. O local acabou utilizado como sede de diversas secretarias e órgãos do governo do Paraná, até surgirem planos de revitalização por meio de programas do governo do Paraná em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Na inauguração, o museu abrigará sete exposições que reúnem temas da arte brasileira e mexicana, design e arquitetura. A fachada principal do museu é inovadora, assim como toda o conjunto da obra. Entre as curiosidades da arquitetura do museu, está um anexo projetado por Niemeyer em formato de um olho, que abriga duas salas de exposição — a maior delas com o tamanho de 1,7 metros quadrados.

Os idealizadores do novo espaço têm como objetivo inserir o Estado do Paraná no circuito nacional e internacional das artes e cultura, além de impulsionar o turismo no estado. As áreas de atuação do espaço estarão concentradas nas artes visuais, design gráfico, arquitetura e urbanismo. O NovoMuseu será aberto ao público a partir de sábado.

O presidente Fernando Henrique Cardoso participará da cerimônia de inauguração.

Com a Agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;