Setecidades Titulo
Faculdade de Medicina realiza hoje mutirão cirúrgico
Do Diário do Grande ABC
20/08/2010 | 07:20
Compartilhar notícia


 

A disciplina de Cirurgia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC programou hoje mutirão cirúrgico no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. Ao todo serão operadas 32 crianças com problemas de fimose e orquidopexia (para colocação do testículo dentro da bolsa escrotal), além de hérnias umbilical, inguinal bilateral e epigástrica.

Os procedimentos são considerados de pequeno e médio portes e serão realizados entre 8h e 14h. São todas cirurgias eletivas, que ocorrerão na ala do Hospital Dia com alta prevista para o final da tarde.

O mutirão receberá crianças de 1 a 12 anos. Atividades recreativas e lúdicas como leitura dirigida, desenho e pintura também serão desenvolvidas na sala de espera.

De acordo com o professor responsável pela disciplina de Cirurgia Pediátrica da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, Pedro Muñoz Fernandez, o mutirão é importante para dar vazão à grande demanda que há na rede pública por procedimentos eletivos, diminuindo tempo de espera pelas cirurgias.

Segundo Fernandes, das 32 crianças agendadas no mutirão, 20 aguardam pela cirurgia de fimose. É uma das maiores procuras no Hospital Mário Covas e na Faculdade de Medicina.

Para o professor, trata-se de oportunidade para divulgar a disciplina de Cirurgia Pediátrica no Grande ABC, além de cumprir a responsabilidade educacional e assistencial da faculdade.

O mutirão contará com três médicos especialistas e três médicos residentes, além de equipes de anestesia, enfermagem, voluntários, limpeza, assistente social, entre outros.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;