Economia Titulo
Alemanha registra inflação abaixo de 2% em 2006
Da AFP
17/01/2007 | 09:07
Compartilhar notícia


A inflação na Alemanha em 2006 ficou em 1,7%, abaixo portanto do limite de 2% tolerado pelo BCE (Banco Central Europeu), de acordo com dados definitivos publicados nesta quarta-feira pela Destatis (Agência Federal de Estatísticas).

A Alemanha, país da zona euro onde a inflação é mais frágil, havia registrado um índice de preços ao consumidor de 2% em 2005, principalmente por causa do encarecimento da energia. Naquele ano, a inflação ficou em 1,6% e, em 2004, em 1,1%.

A alta do ano passado foi provocada em grande parte pelo preço da energia, sem o qual a inflação teria sido de apenas 0,9%. Os produtos petroleiros registraram alta média de 6,5%, mas o gás disparou com um aumento de 17,7%.

A trégua inflacionária, no entanto, pode ter vida curta, já que os preços voltaram a aumentar após a alteração no IVA (Imposto ao Valor Agregado), que passou de 16% a 19% a partir de 1º de janeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;