Turismo Titulo
Sabores do Brasil
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
06/11/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Uma série de eventos gastronômicos será promovida neste mês com a deliciosa missão de erguer o turismo na baixa temporada e encher de sabor diversos cartões-postais do País, como Petrópolis (RJ), Chapada Diamantina (BA) e a região gaúcha de Missões.

No Rio, a oitava edição do Petrópolis Gourmet, entre os dias 13 e 23, homenageará os 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil com o tema As Receitas da Corte - O Azeite e Sua Influência na Gastronomia Brasileira. Além da participação de vários restaurantes, o evento contará com oficinas gastronômicas e o mercado gourmet, para a venda de produtos da região.

Já as cidades baianas de Lençóis, Mucugê e Palmeiras, na Chapada Diamantina, promovem o 2º Festival Gastronômico da região até o dia 16, com intuito de divulgar as especialidades da culinária local em 25 estabelecimentos dos três municípios. "A variedade de pratos e temperos da Chapada é um atrativo a mais para o turista que visita a região", diz a produtora executiva do evento, Juliana Pedrosa.

Os pratos inscritos terão um preço diferenciado durante a realização do festival. "Alguns estabelecimentos desenvolvem receitas exclusivamente para o evento. Outros escolhem os pratos mais pedidos da casa e colocam um preço atrativo ao consumidor. Dessa forma, conseguem chamar a atenção de quem visitar a região durante o festival", explica Juliana.

Para Richard Alves, coordenador da carteira de Economia Criativa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) da Bahia, o festival tem uma importância fundamental para o aquecimento da economia e do fluxo turístico na região, pois as oportunidades de negócios ampliam-se a todos os empresários de turismo da Chapada.

Já Rebecca Martins, do restaurante Roda D'água Gourmet, em Lençóis, acredita que o principal atrativo são as novidades culinárias. "No nosso caso, preparamos pratos especialmente para o festival. Ano passado, nosso prato foi bem aceito e passamos a comercializá-lo após o evento", conta.

Delícias à parte, quem visitar a Chapada no período do festival também poderá conferir uma programação cultural com rodas de capoeira, boi-bumbá e grupos de dança.

MISSÕES
Até o dia 17, 11 cidades disputarão o título de mais uma edição do Degusta Missões, festival gastronômico que elege os melhores pratos criados com ingredientes das culinárias guarani, portuguesa, italiana, gaúcha, espanhola, alemã e polonesa.

Trinta confeitarias, restaurantes, padarias e meios de hospedagem pertencentes ao Roteiro Iguaçu-Missões, na região Noroeste do Rio Grande do Sul, participam da ‘briga' pelo melhor quitute, além de um representante da cidade de Santo Ignacio, na Argentina.

Para o prefeito de Santo Ângelo, Eduardo Loureiro, o evento, além de valorizar a culinária missioneira, oferece aos empreendedores dos meios gastronômicos uma qualificação importante. "Não existe turismo sem gastronomia. O Degusta Missões fortalece um setor estratégico. Por isso a sua importância também no incremento do turismo da região. É visível o avanço na qualidade dos serviços prestados pelos meios gastronômicos das Missões."

Haverá um vencedor para cada uma das sete categorias e também serão escolhidos os melhores pratos de doces e de salgados. Do total de empreendimentos participantes, 18 são de Santo Ângelo, dois de Cerro Largo, dois de Giruá e dois de São Miguel das Missões. Caibaté, Entre-Ijuís, Guarani das Missões, São Luiz Gonzaga, São Pedro do Butiá, Vitória das Missões e a argentina Santo Ignacio participam com um estabelecimento cada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;