Setecidades Titulo Trovador
No Dia do Trovador, um sonho em São Bernardo
Por Ademir Medici
18/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 "A trova é uma forma lúdica de ensinar o português, que amplia o vocabulário (na busca por rimas) e assim expande o raciocínio".

Patrícia Rocco

 

"A trova, acima de tudo, faz amigos".

Lema da União Brasileira de Trovas, criação de Izo Goldman

 

***

Hoje é o Dia Nacional do Trovador. E temos novidades. São Bernardo quer reviver os grandes momentos dos anos 70, 80, até 90, quando promovia concursos, reunia trovadores, destacava-se até mesmo no cenário nacional.

Tempo de um craque na arte de fazer trovas, Luiz Máximo de Souza, autor do livro "A Arte da Felicidade", defendendo as regras rígidas e clássicas do que chamava de verdadeira trova, sintetizada por ele em...

 

A Arte da Felicidade

e a da Versificação,

duas artes que em verdade

felicidade nos dão.

 

Saudades do Sr. Máximo... Mas quem nos fala das novidades é a são-bernardense Patrícia Rocco, que está com a palavra:

- Neste ano comemora-se o centenário de Luiz Otávio, o idealizador da UBT (União Brasileira de Trovadores).

- Antonio Vanzella realizou Jogos Florais pela nossa Prefeitura, nos anos 80, aprovou a lei que determina a comemoração desse dia e também, graças a ele, temos, em São Bernardo, a Rua Luiz Otávio.

- Assumi a delegacia da UBT aqui em São Bernardo como sua sucessora e quero descobrir onde estão os nossos trovadores.

- Em 2012 fizemos uma oficina para adolescentes no Centro Comunitário Jácomo Zanella, no bairro Ferrazópolis, trazendo a presidente nacional da UBT, Domitilia Borges Beltrame.

- Depois disso, a Secretaria de Cultura, por falta de verbas, não deu andamento ao projeto. Almejo que São Bernardo sedie a 1ª Biblioteca de Trovas do Brasil.

- Precisamos de 15 trovadores apenas para que a delegacia de São Bernardo se torne uma seção da UBT. Jogos florais são promovidos em todo o território nacional com apoio das prefeituras e entidades privadas.

 

***

Por tudo isso, Patrícia Rocco busca interessados. Quem faz trova em São Bernardo e quer participar? É só entrar em contato com Patrícia, cujo e-mail é patriciarocco@ig.com.br .

Memória se atreve a indicar um nome: Tito Costa, o prefeito que inaugurou o Monumento à Trova de São Bernardo e fez a matéria tornar-se tão importante por estas bandas.

Enquanto isso - ensina Patrícia - para frequentar uma reunião da UBT o jeito é se dirigir até a Casa das Rosas, na Paulista, perto do Metrô Brigadeiro. Ali as reuniões são no segundo sábado do mês, às 15h, com entrada franca.

 

Venho da terra do ouro

mas nada pude trazer

só uma capanga de couro

e a vontade de vencer.

GILBERTO GASPAR

 

Ao viver o desafio

de fazer você me amar,

sou teimosia de rio

na eterna busca do mar.

DOMITILLA B. BELTRAME

 

É desigual esta vida

pois, nos engana... nos furta...

Dá velhice tão comprida

e mocidade tão curta!

LUIZ OTÁVIO

 

São-bernardenses e demais interessados: entrem em contato com a Patrícia. Vamos elevar São Bernardo à categoria de seção da União Brasileira de Trovadores.

 

 

Diário há 30 anos
Sexta-feira, 18 de julho de 1986 - ano 29, edição 6188

MANCHETE - Governo prepara um novo pacote econômico.

SÃO CAETANO - Duas fontes de água contaminadas: na praça do aeromodelismo e na Rua Pindorama.

RIBEIRÃO PIRES - Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo será transferida para a Chácara Fernandes.

MOVIMENTO SINDICAL - TRT adia julgamento da greve da Ford.

ARTES - Em exposição a paisagem social de Guido Poianas, em Santo André.

 

 

Em 18 de julho de...

1916 - Moradores de Paranapiacaba reclamam do destacamento policial deficiente. Eram cinco policiais, agora são três: dois praças e um anspeçada - posto policial acima do soldado - para uma população de seis mil moradores.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: novo sucesso dos ingleses no Somme.

1936 - Lira de Mauá realiza festival com quermesse, leilão de prendas e baile na AA Industrial.

1966 - Elevada a monumento histórico municipal, a Matriz Velha de São Caetano passa por reformas.

1976 - Catadores de lixo criam comunidade no Alto do Jardim Inamar, em Diadema. Escreve o jornalista Lourenço Fráguas, do Diário: "Com muitos sonhos, eles foram chegando de Minas. E hoje só vivem do lixo".

 

Santos do Dia

- Santo Arnolfo de Metz (Gália, atual França, Metz, 582 - 18-7-641). De berço nobre, resistiu, mas aceitou ser bispo. Depois de algum tempo, abandonou o bispado para ingressar num mosteiro. Viveu o resto de seus dias dedicando-se às orações, penitência e caridade.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CssR

- Bruno
- Estácio
- Frederico de Utrecht

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários neste dia 18 de julho: Anadia (AL), Conceição do Almeida (BA), Cristalina (GO), Fronteira (MG), Itamari (BA), Luiz Alves (SC), Palmeira (SC), Ponta Porã (MS) e Santaluz (BA).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;