Economia Titulo
Celular vira opção para pagar contas
Por Luciele Velluto
07/09/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


A evolução da tecnologia de comunicação aliada ao comércio traz para o consumidor uma nova opção para pagar as contas: o celular. No Grande ABC, assim como no País, o uso do celular para efetivar uma compra, seja de um produto ou serviço, ainda é muito recente, mas começa a se tornar uma realidade. A tecnologia é chamada de mobile payment ou m-payment.

Uma possibilidade que se abre na região é o pagamento dos serviços de táxi. Da implantação de cartão de crédito nos carros, os motoristas da cooperativa ABC Rádio Táxi já operam no sistema via telefonia móvel em que o custo da viagem pode ser pago através de uma mensagem SMS (que, em português, quer dizer ‘serviço de mensagens curtas', ou mensagens de texto).

Com mais de um ano de experiência na área, a cooperativa que utiliza o sistema da empresa Wappa para operar atende ainda apenas pessoas jurídicas. "É uma solução corporativa. O funcionário da empresa cadastrada no sistema recebe senhas e faz o pagamento através do celular. O torpedo segue para a operadora de telefonia móvel, que passa para nossa empresa. Depois, volta uma mensagem para que o passageiro e o motorista confirmem a operação. Tudo em menos de dez segundos", conta Paulo Pinho, diretor-executivo da Wappa.

O presidente da cooperativa Ademir de Oliveira Calli aponta entre as vantagens o corte de gastos com papel na geração de boletos de pagamento, a simplicidade e comodidade do meio de pagamento. "Também traz segurança para o taxista, que não vai ficar andando com dinheiro", afirma. Toda a operação é feita on-line, e o controle do gasto para a empresa que pede o serviço e para os motoristas quanto ao número de corridas é feita em tempo real via internet.

A convergência dos meios de pagamento no celular é apontada como a próxima tendência para a telefonia móvel, em que os aparelhos já concentram MP3 player, internet, televisão e câmera fotográfica digital.

Apostando nisso, o Banco do Brasil junto com a Visa já disponibiliza o sistema de pagamento via celular para os clientes do Ourocard.

No primeiro momento do projeto, a operação está disponível para o pagamento de compras de empresas de delivery e de venda direta. Para ter acesso ao meio é necessário cadastrar o número de celular na página on-line do banco.

A operadora de telefonia móvel Oi também já opera o m-payment em que é possível pagar o cinema, por exemplo. Futuramente o sistema deverá atender São Paulo, já que a operadora está montando sua estrutura no Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;