Economia Titulo
Brasil recua 1,6 ponto no índice de produtividade mundial
Por Karina Nappi
Do Diário do Grande ABC
13/09/2011 | 07:03
Compartilhar notícia


O nível de desaceleração da economia no Brasil está mais visível do que as principais economias do mundo. Esta é uma percepção da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico. O relatório da entidade, que antecipa a atividade econômica nos próximos seis a nove meses, está mais fraco no Brasil do que em qualquer outro país.

A OCDE aponta que forte o crescimento em 2010 removeu todas as folgas da economia brasileira. "Gastos de infraestrutura maciça podem apoiar a demanda doméstica que será forte nos próximos anos. As pressões inflacionárias são, portanto, uma ameaça. Os mercados de trabalho continuarão a ser apertados e os efeitos da apreciação cambial significativa irão se dissipar", aponta.

O chamado indicador composto avançado (CLI, na sigla em inglês) tem como base o valor 100, que representa a intensidade da atividade econômica no longo prazo. Depois da crise de 2008, o País conseguiu manter o indicador acima desta base, até julho quando marcou 95.

"É um indicativo forte de que o Brasil terá desaceleração nos próximos seis a nove meses. Mas a intensidade dessa desaceleração não é algo que possamos medir através do CLI. Esta desaceleração não garante que será mais intensa que em outros países, mas é certo que acontecerá no Brasil", relata o porta-voz da OCDE, Nadim Ahmad.

A entidade relatou que países como os Estados Unidos e os integrantes da zona do euro ficaram acima da base de 100, o que os denomina como leve desaceleração.

No caso do Japão (104), onde houve estabilidade nos últimos dois meses, a OCDE acredita que a economia japonesa já esteja chegando próximo do ponto de inflexão.

Entre os emergentes, a China está com 100,3. A Índia com queda também ficou com o CLI de 95,7.

"A recuperação econômica parece ter chegado perto de uma parada nas principais economias industrializadas, com o lixo doméstico em queda e confiança nos negócios que afetam o comércio mundial e do emprego", de acordo com a nova análise da OCDE. A expansão continua forte na maioria das economias emergentes, embora a ritmo mais moderado.

O crescimento está se revelando muito mais lento do que pensávamos há três meses e o risco de ficar no negativo no futuro aumentou", diz o economista chefe da entidade Pier Carlo Padoan.

Outro dado da pesquisa mostra que a expansão econômica nas economias do G-7 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Itália, França, Reino Unido e Canadá), excluindo o Japão, continuará a ser a taxa anual de menos de 1% no segundo semestre.

O lado positivo é que uma série de países está tomando sérias medidas de reforma fiscal e estrutural, que devem impulsionar a confiança.

A OCDE recomenda que os bancos centrais mantenham as taxas de juros nos níveis atuais. No lado fiscal, é necessário reconstruir a confiança e os países devem tomar medidas credíveis para reduzir dívida. Planos de médio prazo de consolidação, no entanto, devem ser acompanhados pelo crescimento amigável das reformas estruturais.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;