Setecidades Titulo
Especialista em transporte público dá palestra gratuita
Renan Fonseca
Do Diário do Grande ABC
05/10/2010 | 07:11
Compartilhar notícia


O Instituto Mauá de Tecnologia apresenta hoje série de palestras sobre infraestrutura nas cidades. O convidado destaque é o professor de engenharia e consultor em políticas públicas Adriano Murgel Branco, que inicia a rodada de discussões com o tema Os desafios e as oportunidades para o transporte público em São Paulo. O ciclo de palestras Discussões sobre a Infraestrutura Nacional começa às 19h, no campus do instituto em São Caetano. Esta será a segunda edição da rodada de palestras.

O foco do especialista será a qualidade do transporte público e projetos para melhorar a agilidade e o atendimento da demanda. Ao Diário, Branco adiantou que vai tentar mudar o foco de estudos dos alunos. "Hoje, o jovem acredita que o veículo próprio é algo essencial para a vida. Ele tem de entender que isso causou vários problemas para a sociedade atual." Como alternativa, o consultor explica que o poder público deve investir em corredores prioritários para ônibus, linhas de metrô, trem e trólebus, por exemplo.

"Não basta investir, tem de ter planejamento", avisa. No caso do metrô, Branco ressalta que as áreas vizinhas às linhas e estações passam pela especulação imobiliária. "A prefeitura tem de saber aproveitar esse espaço. Através de uma concessão urbanística, a Administração Pública pode propor a reurbanização desses locais. Assim, são dois pontos positivos, o transporte e a infraestrutura local", disse. A concessão urbanística, conforme Branco explicou, permite a abertura de um edital para a contratação de uma empresa para executar as intervenções. "Dessa forma, as áreas do entorno do metrô podem ser melhor aproveitadas", confirmou.

O engenheiro seguirá explanando sobre a crise dos transportes e o abandono de projetos importantes para o setor.

O consultor também vai apontar fatores positivos e negativos e alternativas como criação de corredores em superfície, metrô de superfície, trem metropolitano com qualidade de metrô, veículos leves, sistemas de transportes elevado, trólebus, ônibus (a diesel, a gás, a hidrogênio e híbrido), automóveis e bicicletas.

O evento é gratuito e aberto ao público. Informações e inscrições no site www.maua.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;